O grupo de Educação popular já está em seu terceiro ano, depois da oficina de aprofundamento sobre o tema da Educação Popular e levantamento dos temas para o estudo em 2017, um grupo de 11 pessoas se encontrou para organizar o caminho do ano.
No dia primeiro de abril de 2017 o grupo de Educação Popular se reuniu no Cajueiro das 8:30 com um café da manhã até às 12:00. Às 9h, após a apresentação dos presentes, a Rita apresentou o vídeo La Luna e os participantes relacionaram a temática do vídeo com a Educação Popular. Os desafios apontados para a educação popular a partir da leitura do vídeo:
- observação, encantamento nas descobertas, troca de experiências, abertura para aprendizagem, beleza, exige riscos, emancipação, iniciativas.... um pequeno vídeo, muitas descobertas. Veja você também o vídeo e deixe o seu comentário.
Carmem ficou com a tarefa de comentar a história do Cajueiro. Ela recordou a organização e os projetos 2016 - 2020 e comentou o texto Uma memória dos 4 anos do Cajueiro.
Em seguida as pessoas comentaram sobre a importância sobre as contradições da história e como a existência do Cajueiro é um sinal de esperança, podemos resistir diante de situações que parecem não ter saídas e manter fidelidade ao projeto de construção de uma sociedade justa. Se puderem ler o texto da memória dos 4 anos e deixar o seu comentário, agradecemos a participação.
Em seguida as pessoas comentaram sobre a importância sobre as contradições da história e como a existência do Cajueiro é um sinal de esperança, podemos resistir diante de situações que parecem não ter saídas e manter fidelidade ao projeto de construção de uma sociedade justa. Se puderem ler o texto da memória dos 4 anos e deixar o seu comentário, agradecemos a participação.
Às 10h iniciou-se as
atividades do planejamento. Foram apresentados alguns temas chaves para o
grupo, definidos a partir do primeiro encontro. Dividiu-se os participantes em
três grupos para verificarem os temas abordados e se sentiam contemplados
neles, podendo acrescentar, tirar e agrupar os temas propostos. Após definidos
os temas, estabeleceu-se o calendário das atividades bem como os responsáveis
por cada um deles, conforme apresentado a seguir.
DATA
|
TEMA
|
RESPONSÁVEIS
|
06/05
|
Análise
de conjuntura
|
Ângela
e Arilene
|
03/06
|
Educação
popular: conceitos e memórias
|
Claúdia
e Rita
|
01/07
|
Movimentos
populares e educação popular
|
Ângela
e Karla
|
05/08
|
Direitos
humanos e educação popular
|
Carmen
e Willy
|
02/09
|
Gênero,
feminismo e educação popular
|
Karla,
Kátia e Márcia
|
07/10
|
Pesquisa
participativa
|
Eudilene,
Gecineia, Flávia e Luciana
|
11/11
|
Sistematização
|
Carmen
e Cláudia
|
02/12
|
Projeto
Popular de Transformação
|
Arilene,
Márcia e Rita
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário