segunda-feira, 6 de março de 2017
Cajueiro realiza Oficina de Educação Popular
Quem disse que as práticas de costureiras não são ferramentas para compreender a Educação Popular? É preciso abrir novos caminhos quando estamos na busca de conhecimentos. Este foi o exercício que praticamos no sábado pela manhã do dia 04 de março, com a participação de 22 pessoas com diferentes áreas e etapas distintas da formação.
Como canta o poeta Tom Jobim:
"É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração"
O estudo foi coordenado por Márcia Mascarenhas, com as indagações da professora Dra. Maria Margarida Machado e suas experiências que provocaram trilhar os caminhos das nossas histórias em educação. Foram várias trilhas - algumas delas carregadas de mistérios e emoção, onde o conhecimento perpassa através de nossas subjetividades, de nossas capacidades intelectuais, do nosso acúmulo de conhecimentos que a vida vai fornecendo a cada dia. Esse conhecimento enlaçado forma um campo novo sobre nós e sobre o mundo.
Somos parte de um povo que lutou e luta pela escola pública. Nossos pais/mães e avós foram pessoas que educaram nas contradições do tempo e do espaço. Avançamos por caminhos desconhecidos do universo deles/delas porém, com seu acompanhamento e com aplausos, muitas vezes, não compreendidos, porém aprovados.
Na ocasião, foram apresentados os caminhos para apropriar dos conceitos e dos princípios da educação popular, que são fundamentais, como diálogo, construção coletiva, transformação social e emancipação do sujeito.
A nossa luta por educação de qualidade para todas as pessoas continua, uma vez que no Brasil existem 13 milhões que não sabem ler e 30 milhões com apenas 4 anos de escolaridade. Isto para uma população acima de 15 anos. Isso revela que o nosso esforço por um Brasil democrático, ou seja, com direitos respeitados, implica incluir estes sujeitos.
Para aprofundar os estudos, foram indicados alguns sites contendo materiais de apoio:
Portal do fórum EJA Brasil Acesse aqui.
Fomos desafiados a aprofundar a obra do Paulo Freire, os escritos de Carlos Rodrigues Brandão e o trabalho de Oscar Jara.
Se quiser entrar nesta dinâmica e aprofundar sobre Educação Popular, segue o link com o livro do Oscar Jara sobre a Sistematização, um dos desafios do movimento popular LIVRO OSCAR JARA - SISTEMATIZAÇÃO
Se quiser conhecer o Projeto Rosas dos Ventos, de Carlos Rodrigues Brandão Acesse Aqui.
Nestas "águas de março" nós do Centro de Juventude Cajueiro, fechamos o ciclo dos 4 anos, abrimos com esperança o nosso quinto ano, trilhando sempre um caminho carregado de esperança e desejos de construir um mundo que acolha e respeite a vida da juventude, de modo especial, as empobrecidas por este sistema econômico que exclui e que concentra riqueza para alguns poucos. Queremos continuar exercitando a educação popular como um caminho de aproximar para transformar, juntos com os sujeitos emancipados, um mundo que acolhe e respeita as diferenças.
Carmem Lucia Teixeira
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