quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fórum da Juventude do Cerrado reúne centenas de jovens para discutir a vida no bioma



Mais de 300 jovens se reuniram entre os dias 09 e 11 de setembro na cidade de Itaguari/GO para participar do Fórum da Juventude do Cerrado, atividade realizada pela Pastoral da Juventude da Diocese de Goiás com o apoio de várias entidades parceiras, como a CPT Regional Goiás, Cebi Goiás, Cajueiro, UEG, Adveniat e PJ Regional Centro Oeste. 

O Fórum, motivado pelas reflexões da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, discutiu o tema "Juventude, Vida e Cuidado no Chão do Cerrado" e a iluminação bíblica "Vou criar novo céu e nova terra" (Is 65, 17), em mesas de debate e oficinas como agroecologia, fotografia e penteado afro.

Festa dos Povos do Cerrado

Além das discussões, o Fórum da Juventude do Cerrado também promoveu, na noite de sábado, uma grande festa com as manifestações artísticas e culturais cerradeiras. Apresentações da tradicional Folia de Santos Reis, catira, fiaderas e moda de viola resgataram a identidade dos povos do cerrado e os espetáculos dos artistas do Circo Laheto encantaram o público presente com acrobacias e números em pernas de pau.

DNJ e Dia do Cerrado

No dia 11 de setembro, que marca o Dia Nacional do Cerrado, também foi celebrado o Dia Nacional da Juventude com uma grande caminhada que deu início à celebração eucarística, terminando numa chácara próxima à cidade onde aconteceram as atividades principais. Após a Missa, foi servido o tradicional almoço da culinária da Folia, acompanhado de diversas apresentações culturais preparadas pelos próprios jovens. 

Encerrado o Fórum da Juventude do Cerrado, na mística do envio, cada jovem recebeu uma muda de árvore nativa do cerrado, como símbolo do compromisso com a vida e o cuidado com este bioma natural e cultural.

Além de jovens da Diocese de Goiás, estiveram presentes representantes das Arquidioceses de Goiânia e Brasília, e das Dioceses de São Luis de Montes Belos, Itumbiara e Anápolis.



Apoie a Rede do Bem Viver no cuidado com a Casa de vários grupos populares





No dia 30 de setembro/2016 será o encontro de várias pessoas para celebrar a vida e apoiar a reforma do Centro Cultural Cara Vídeo. O Centro é um espaço que acolhe muitos grupos populares de Goiânia: CEBI, CEBs, Curso de Verão, Direitos Humanos, El Dourado dos Carajás, Reflexão e o Centro de Juventude Cajueiro.

Será um esforço coletivo para tornar o espaço do Centro Cultural cada vez cheio de vida e atender com qualidade as pessoas que participam dos projetos.  A nossa rede é feita por gente de perto e de longo, por isso contamos com você para nos ajudar a vender os ingressos, ou a colaborar com a preparação e ingredientes para o Caldo.

Como você pode colaborar:

  1. Depósito bancário identificado. Cada ingresso é no valor de R$ 20,00 (vinte reais), e encaminhar comprovante de pagamento para o email: projetos@cajueiro.org.br. Segue dados da conta bancária:  BANCO BRADESCO - AGÊNCIA 1222 CONTA 3524-6. Aurisberg Leite Matutino e Carmem Lúcia Teixeira; 

  1. Pessoalmente no Centro Cultural Cara Video, na Rua 83, 361 - Setor Sul, Goiânia;
  2. Através dos grupos que compõe esta Rede do Bem Viver.

Esperamos a sua presença para que esta rede teça fios firmes com cara de resistência e tempos difíceis das organizações populares.

Padre Célio Amaro e Arilene Martins convidam também, para nesta ocasião celebrar a festa de aniversário. Vai ser um momento importante para comemorar a vida!

Agradecemos cada pessoa por sua ajuda. Este espaço do blog será para a prestação de contas de todo esse processo de manutenção do Centro Cultural Cara Vídeo.

domingo, 11 de setembro de 2016

Na Trilha da civilização do amor acontece em 16 países com cerca de 500 pessoas





O curso virtual Na Trilha da Civilização do Amor iniciou em agosto e terá o período de quatro meses de curso. Uma formação a partir do princípio da integralidade e de processos.

Estão presentes no grupo 16 países: Brasil (328), Colômbia 20), Costa Rica (40), Equador (4), El Salvador (8), França (1), Guatemala (3), Honduras (5), Itália (2), México (12), Nicarágua (3), Panamá (20), Paraguai (14), Peru (4), Uruguai (1), Venezuela (16). Um total de 481 pessoas que se inscreveram para participar.

O programa de formação Na Trilha da Civilização do Amor está oferecido de modo gratuito, solicitando do participante uma doação, para quem puder, para o pagamento da plataforma.

Estamos com quatro pessoas na coordenação Anderson Deizepe, Carmem Lúcia Teixeira, Katiuska Serafim e Luís Duarte. E como facilitadores/as: Fernando Ramirez (México), Katiuska Serafin (Brasil-Venezuela) e Francis Castillo (Nicarágua) na turma do espanhol; Alex Rossi (São Paulo), Geovani Santos (Natal), Ronaldo Santos (Manaus), Emanuel Saraiva (Manaus), Lidiane Cristo (Manaus), Luís Duarte (Rio Verde).

Este esforço é está sob a responsabilidade do Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, com vários grupos e entidades: Pastoral da Juven tude Nacional, Pastoral Juvenil Latino Americana/CELAM, Missionárias de Jesus Crucificado, Irmãs de São José de Tarbes, SPES – Instituto de Pastoral Juvenil da Venezuela, SEJUVE Centro de Juventude da Centro América, Maristas da Região Sul/Amazonas

 O curso está preparado por Carmem Lucia Teixeira, Hilário Dick, Katiuska Serafin e Berg Matutino. Está com uma boa presença nas salas. Temos três salas em português e uma de espanhol.

É uma grande rede a favor da formação integral, com base do documento da PJ Latino Americana. Tem como tarefa fortalecer um caminho de formação em vista do acompanhamento das pastorais de juventude, organizações de juventude.

Você deseja apoiar estas iniciativas do Centro de Juventude Cajueiro SOU CAJUEIRO - 
DOE ou deposite em BANCO BRADESCO - AGÊNCIA 1222 CONTA 3524-6. Está em nome de Aurisberg Leite Matutino e Carmem Lúcia Teixeira 

ou Banco Brasil - agência - 3311-1  c/c 23.469-9 - Cajueiro - Centro de Formação,Assessoria e pesquisa em juventude.
Ao fazer a doação nos envie o comprovante. Agradecemos cada pessoa por sua ajuda. Abraços, Carmem Lucia Teixeira