segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Gratidão à vida de Hilário Dick pelos 46 anos de um sacerdócio!



46 ANOS
Você sabe o que é um coração mexido? Pois estou mexido.... Nunca dera grande atenção ao dia de minha ordenação e nem pensava dar. A ideia surgiu quando 4 jovens de Blumenau (Santa Catarina) e o Alberto, sentados no meu quarto, falavam da vida deles e de como se tornaram “pejoteiros”. Vocês não imaginam como foi... Aí surgiu a ideia: tudo isso tem que ser celebrado. Quando estávamos ao redor do altar eu confessei:
- Estou mexido. Vocês sabem que amanhã vou festejar 46 anos de ordenação de padre? Vendo vocês aqui não sei o que dizer.
Silêncio. Pedi ao Elvis tocar algo no violão e a beleza do mistério continuou.
Era dia do primeiro mártir de nossa igreja; aí estava Alberto “castigado” porque queria ser padre; aí estavam as histórias de Elis, Camila, Vanessa e William vindos de uma diocese onde a PJ ressurge com gana em meio às “perseguições”, vindos de um Estado onde os pastores me proibiram pisar e todos estavam mexidos. E celebramos. Eu disse que profetas são os jovens como vocês, não eu. A vela da PJ em forma de cruz foi dividida pela chama...
A todos que se fizeram presentes nesta Eucaristia e nesta pizza de 46 anos, meu muito obrigado. Sei que a mexição” continua.  Hilário Dick (postado no Facebook)


Querido Hilário,

Ver tudo isto me encheu de muita alegria! A vida é cada dia, fiquei pensando que 46 é comum demais para qualquer pessoa, se fosse 45 ou 50? Não é 46. Revela a cada um de nós que cada ano, cada dia é para ser vivido e celebrado.

Ao ler as homenagens fico pensando na juventude deste país e deste continente. Elas e Eles tem um você alguém íntimo, da família, agora que li o avô. Fico com duas perguntas: a primeira é que perde se a gente se torna parente, perde a condição de acompanhante? Digo isto, porque não gosto de "tio ou Tia" sou da turma do Paulo Freire, gosto de educador/a. E a segunda é que condição é esta que os/as jovens lhe dão de avô? Acompanho meu pai aqui com 90 anos e seus netos. Eles adoram estar com eles. Bebem juntos, contam história, eles/elas riem com ele, contam histórias... Então, no seu caso, ser avô da PJ, é uma categoria nova. É alguém que cuida, porém que quando necessário pode dizer até com mais autoridade a Palavra necessária.

Achei muito lindo!!! Refaz a vida que precisa de ritos. Por isto, convido a deixar aqui a mensagem de gratidão ao Hilário. abraços,


Carmem Lucia Teixeira


domingo, 27 de dezembro de 2015

46 anos de vocação à serviço da Vida da Juventude - Hilário Dick




Santa Cruz do Sul, 27/12/1969 - Dia da sua Ordenação Querido Guru Hilario Dick
Lembro do senhor contanto que seu sonho nessa época era, ainda, ser um padre critico e literário.

Há acontecimentos e datas que não podemos esquecer, e fazemos memória deste dia, dia do seu SIM que diz respeito a sua vocação.


Hoje, nós jovens agradecemos a Deus, pelo dom de sua vida, de quem serviu e serve de uma maneira tão bela, a fim de nos permitir estarmos aqui para agradecer o 45º ano da sua Ordenação. Anos com grandes histórias, grandes amizades e vivências, tendo a oportunidade de ajudar mais pessoas, ensinando novas lições, sorrindo novos motivos, amando mais ao próximo e dando cada vez mais amparo, rezando mais preces, agradecendo cada vez mais, amadurecendo um pouco mais e olhando a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.

Agradecemos pelo seu trabalho, sua sabedoria e também pelos seus conselhos que sempre nos direcionam para o caminho de luta, voz, sonhos e utopias. Um grande exemplo de PJoteiro.
Continue sendo esse idoso que cativa a todos. hehehe

Que Deus continue lhe abençoando!
Um Grande abraço!

Paolla Braga

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A NOSTALGIA DO NATAL Por Jose Antonio Pagola




O Natal é uma festa cheia de nostalgia. 
Canta-se a paz, mas não sabemos construí-la. 
Desejamo-nos felicidade, mas cada vez parece mais difícil ser feliz.

Compramos presentes, mas o que precisamos é ternura e afeto. 
Cantamos a um menino Deus, mas em nossos corações se apaga a fé. 

A vida não é como gostaríamos que fosse, mas não sabemos torna-la melhor. Não é só um sentimento de Natal. A vida inteira está imbuída de nostalgia. 

Nada preenche inteiramente nossos desejos. Não há riqueza que possa proporcionar paz total. Não há amor que responda plenamente aos desejos mais profundos. Não há profissão que possa satisfazer totalmente nossas aspirações.

 Não é possível ser amados por todos. A nostalgia pode ter efeitos positivos. Permite-nos descobrir que nossos desejos vão além daquilo que hoje podemos possuir e desfrutar. 

 Ajuda-nos manter aberto o horizonte de nossa existência para algo pleno e maior do que já conhecemos. Ao mesmo tempo, nos ensina não pedir da vida o que ela não possa nos dar, não esperar das relações o que elas não nos podem proporcionar. 

A nostalgia não nos deixa viver acorrentados unicamente a este mundo. É fácil viver abafando o desejo de infinito que lateja no nosso ser. Encerramo-nos em uma casca que nos torna insensíveis àquilo que possa haver além do que vemos e tocamos. 

A festa de Natal, vivenciada desde a nostalgia, cria um clima diferente: nestes dias se percebe melhor a necessidade de lar e segurança. Entrando um pouco em contato com seu coração, intui que o mistério de Deus é nosso destino último. 

 Se formos crentes, a fé nos convida nestes dias a descobrir esse mistério, não num país estranho e inacessível, mas em uma criança recém-nascida. Simples e incrível. Temos de aproximar-nos de Deus como nos aproximamos de uma criança: de forma suave e sem barulho; sem discursos solenes, com palavras simples nascidas do coração. 

Encontrarmo-nos com Deus quando abrimos lhe o melhor que há em nós. Apesar do tom volúvel e superficial que se cria em nossa sociedade, o Natal pode nos aproximar de Deus. Só, se o vivemos com uma fé simples e coração limpo.

 Tradução: Katiuska Serafin

sábado, 19 de dezembro de 2015

"WAPSAP" AO PAPAI NOEL - Hilário Dick








Querido Papai Noel:
Neste ano não quero nenhum "smartphone", nem "tablete”, "iphone", "ipad", "ipod", nem outra bugiganga telemática. Ao longo deste ano tenho comprovado que as “telas” me afastam da vida e que eu quero ir com a vida; correr, voar, sentir com a vida; não passar os meus dias com meu olhar grudado numa tela. Eu quero o que a tela aponta, e não a tela, apesar dos muitos vídeos e lindas imagens que ela me possa proporcionar.
Por tanto, eu lhe peço outros sonhos: estes que passo a escrever.

Sobretudo, peço que estes tempos mais apertados para tanta gente, alarguem mais, no nosso interior, o princípio da solidariedade. O importante não é o saco cheio que você carrega e até transborda; desejo que nossos corações transbordem mais sentido de mutua compreensão, acolhida e ajuda, além do desejo de partilhar.

Não lhe peço saída para a crise em que vivemos, mas consciência do porquê entramos nela; consciência de que somente pode perdurar o sustentável, o que combina com a lei da solidariedade universal, com o respeito supremo à nossa Mãe-Terra / Pacha-Mama. Antes de pôr as máquinas a pleno rendimento, desejo que pensem se, de fato, precisamos de tudo que produzem e da forma como o produzem. Em vez de continuar vertendo química e veneno sobre os nossos campos, que possamos lembrar-nos do tempo em que a terra guardava toda a sua fertilidade, os vegetais o seu sabor, e as águas a sua pureza... Peço-lhe consciência de que nossos pequenos cosmos humanos exigem direto e estreito contato com o Grande Cosmos. E, falando destas questões siderais, que não aumente a conta da luz, mas sobretudo que os Governos não persigam os corajosos que põem moinhos de vento nas colinas e placas solares nos seus telhados.

Peço-lhe um lar para todas as pessoas. Que todos possam conseguir moradia digna. Que ninguém 
sofra despejo e fique no meio do abandono. Suplico, também, a consciência de que nossas vidas não sejam escravas de bancos onde pagamos as prestações; e que possamos viver, junto à nossa Mãe-Terra, em casas simples que nossas mãos podem construir, e não necessariamente no nono andar de um prédio com elevador. 

Sonho com a inteira liberdade para a mulher quanto ao decidir sobre o seu corpo; sonho com a consciência da sacralidade da vida que leva no seu seio... Na verdade, o que desejo é que haja mais consciência, em todas as pessoas, da sacralidade da vida em todas suas formas, expressões, fases e cores. Liberdade na sua mais plena expressão; para os povos e raças. Liberdade para que cada sujeito decida como quer desenhar seu futuro e enfrentar seu destino. Liberdade para que os povos se autodeterminem, mas também consciência de fraternidade; sonho que a unidade, divinamente respeitosa com as partes, integrada, enriquecida e florescida na diversidade, talvez seja a mais elevada meta humana.

Ansiando pelas liberdades, desejo, de coração, que os tiranos, ditadores e fanáticos de todo signo e bandeira, terminem por cair. Que os Gandhis e Mandelas se multipliquem; que os mandatários com verdadeira vocação de serviço, com espírito de harmonização e de reconciliação, prossigam ascendendo aos governos dos povos e nações.

Particularmente, contudo, peço pela Paz nas terras do Oriente, onde o nosso Salvador Jesus nasceu; Santa Terra de tanto abraço adiado... Paz nas areias e desertos, principalmente na gloriosa Síria, berço de excelsas culturas e civilizações... E Paz, filha da justiça, nesta imensa Panamazônia, onde tantos indígenas e povos originários sofrem violência e morte pela ambição sem limites de pessoas e do sistema econômico em que vivemos.


Mais próximo de nossa casa, peço-lhe que voltemos a acreditar no Brasil. Que nunca esqueçamos o sangue e o suor derramados para chegarmos a uma democracia onde a justiça social tem conseguido dar passos reais, apesar de termos, ainda, muito caminho pela frente. Que continuemos a superar preconceitos de raça e gênero. Que não cansemos de lutar por preservar a preciosa “casa comum” na qual vivemos. E que, cada dia mais, nos sintamos irmãos e irmãs dos povos que moram nos países vizinhos de nossa Pátria Latino-Americana.

Papai Noel, desejo-lhe, de coração, uma boa caminhada pelos lares e pessoas que precisam de todos estes presentes que lhe pedi. Faça o possível para que ninguém converta você num ídolo - como já o fazem nas lojas comerciais - que tomou o lugar de Jesus. Ao contrário, que você seja a ponte para as pessoas encontrarem o Salvador que pode dar-nos vida plena e abundante e levar-nos a um novo mundo de paz, respeito, cuidado, justiça e fraternidade.

Papai Noel, que possamos seguir a estrela que os Magos do oriente seguiram, através dos nossos desertos, areias e dificuldades. Que, a exemplo deles, caminhemos juntos, despojados e com esperança, para encontrar JESUS ao longo do novo ano que está chegando. Que o saco que carrega e que carregamos espalhe esperanças.


Que o Deus encarnado em Jesus,
frágil, dependente, migrante, pobre e marginalizado
inunde o nosso coração
para que mudemos o nosso modo de pensar e nosso estilo de vida
e, assim, que 2016 seja o Ano Novo que desejamos para todos.
Um beijo no coração.
Paco.

P. Hilário Dick S.J.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nota de apoio aos jovens estudantes na luta por Educação Pública assinada por 42 grupos e entidades






NOTA DE APOIO AOS JOVENS ESTUDANTES NA LUTA POR EDUCAÇÃO PÚBLICA

As ameaças que pairam sobre a educação pública em Goiás provocam muitas reações. Acomodar-se é a maior delas. Porém, trememos de emoção frente as iniciativas da juventude na luta e na defesa da educação no Estado de Goiás, a exemplo dos jovens de São Paulo. Eles/elas venceram as barreiras e muros do isolamento e saíram nas ruas, ocuparam as escolas e acordaram em nós o melhor, na luta pelo Bem Comum. Nossa Gratidão!!!


Esse movimento da juventude nos enche de esperança e nos coloca a seu lado, temos certeza que esta luta garante o futuro de muitos outros jovens. Privatizar fere nossa constituição e impede o acesso à educação; coloca as escolas ainda mais dentro do sistema que privilegia direitos a um grupo restrito.
Apoiar estes movimentos da juventude de Goiás e de São Paulo, nesta luta por educação, nos convoca a sair dos espaços cômodos e de isolamento, e a entrar na luta por garantir os direitos já conquistados. Por isto, dizer não ao Governador e ao seu projeto de privatização da saúde, educação e de todos os direitos sociais que foram conquistas de anos.


Nesta luta precisamos estar juntos: organizações da sociedade civil, famílias destes jovens, pais, professores e professoras. Juntos/as e somente assim podemos reverter estas políticas. Acreditar que somos nós que fazemos a POLÍTICA o cuidado com a vida e a atenção as necessidades de todas as pessoas. Neste movimento queremos nos juntar.

Lemos estarrecidos a nota de apoio do Conselho de Juventude do Estado de Goiás ao Governador e manifestamos nossa preocupação com um conselho que deveria assumir as lutas com a juventude e se manifestam contrário a ela. Por outro lado, merece destaque o Conselho Municipal de Juventude que assume com coragem a sua função na defesa dos interesses da juventude e do bem comum, como é a educação.

Convidamos as pessoas e os grupos a assinarem esta nota de apoio ao movimento da juventude na defesa da Educação Pública e de qualidade. Ocupar e resistir sempre porque os direitos se conquistam!

Goiânia, 15 de dezembro de 2015.
Observatório Juventudes na Contemporaneidade
Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude
Proafro – Programa de extensão da PUC/Goiás
Conir – Conselho de Igualdade Racial do Estado de Goiás
REJU – Rede Ecumênica de Juventude
Centro Cultural Cara Vídeo
Escola Profissional Familiar Rural de Mecubúri – Nampula – Moçambique
CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos
MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças
CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil - Goiás
Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil
Cáritas Brasileira
Curso de Verão – Goiânia – Goiás
IBRACE – Instituto Brasil Central
Irmandade dos Mártires da Caminhada
 PJ - Pastoral da Juventude Nacional
PJ – Pastoral da Juventude do Regional Centro Oeste
PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular - Goiás
Centro Popular de Formação da Juventude - Vida e Juventude – Brasília/DF
CEA – Centro de Estudo e Assessoria – Brasília/DF
Fórum Goiano de Economia Solidária


Comissão de Justiça, Paz e Integralidade da criação – CRB Nacional
MDJ – Movimento Juvenil Dominicano
Conselho Municipal de Juventude
Agentes de Pastoral Negros
Centro Cultural Eldorado de Carajás
Coletivo Kizomba – Goiás
Enegrecer – Goiás
Movimentos dos Meninos e Meninas de Rua de Goiás
Coletivo para todos
Coletivo Quilombo
Movimento em Ação
Escoteiros Brasil – Região Goiás
CMP - Central de Movimentos Populares de Goiás


Estudantes de Psicologia da Universidade Católica de Brasília – UCB
Mídia Periférica, Salvador – BA
Renajoc - Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores
PROMENOR – Espanha
GEMPO/ Cuiabá - MT
GPMSE /Cuiabá - MT
ABHP/Cuiabá –MT
CPT – Comissão Pastoral da Terra - Goiás
Missionárias de Cristo