sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Curso de formação virtual - EAD - calendário 2015


O Projeto Caminho de Esperança é uma proposta de formação de jovens e adultos na modalidade à distância. Um esforço de dois anos que propõe a formação integral aplicada a prática pastoral.

No ano de 2015 estamos oferecendo 6 cursos para lideranças jovens e adultas que trabalham com jovens em suas comunidades.

Os cursos traduz para a vida do grupo as referências que estão no livro Civilização do Amor  Projeto e Missão e o documento da CNBB - Evangelização da Juventude.

Os cursos são:
 Na Trilha do Grupo de Jovens com seis cursos -
1) Afetividade e Sexualidade - trata do tema da pessoa no grupo, as questões que afetam a sua vida pessoal, está localizado no lugar bíblico Nazaré. Acontece em abril/maio e em outubro/novembro.

2) a Vida do Grupo de Jovens - trata dos temas da convocação, organização e a iniciação do grupo, está localizado no lugar Bíblico Belém. Acontece em abril/maio e outubro/novembro.

3) A Cultura Juvenil e o Ecumenismo - trata dos temas da integração, da abertura para o outro, do contexto cultural e da vida da juventude e ainda, aborda sobre o ecumenismo. Está no lugar biblico Betânia. Acontecem em julho/julho.

4) Participação Social e Política - trata dos temas da participação, das políticas publicas de juventude e da politica em geral, está situado no lugar biblico em Jerusalém. Acontece em junho/julho.

5) Evangelização da juventude - trata dos temas da leitura biblica, do Ofício Divino da Juventude, da liturgia... está situado no lugar bíblico Samaria. Acontece em Agosto/Setembro.

6) Planejamento do Grupo - trata do tema da organização do grupo, do planejamento do caminho a ser feito, está no lugar biblico Emaús e acontece em agosto e setembro.

E o outro curso de maior duração - Na Trilha da Formação de Educadores/as Animaodores/as de Jovens - Civilização do Amor. Estuda o marco de referência da PJ do Continente. Ele propoe o caminho de estudar a realidade, as referências da formação, a história, as metodologias e caminhos, e as celebrações.
Acontece de junho/julho/agosto/setembro/outubro.

Apresentamos a você o caminho de 2015 da formação integral.

Maiores informações: virtual@cajueiro.org.br

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO VIRTUAL - EAD

Inscrições CLIQUE AQUI


Se você quiser apoiar o Cajueiro nesta formação de lideranças CLIQUE AQUI para doar o valor que desejar.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Mensagem do Papa Francisco à PJ Nacional no seu XI ENPJ



Mestre onde moras?
Vinde e vede! (Cf. Jo 1,38-39)
Estimada Aline e meu querido Alberto, que a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês, e nessa saudação quero abraçar a todos os jovens e adultos que estão participando do XI Encontro Nacional da Pastoral da Juventude nas benditas terras amazônicas.

É com grande alegria que me dirijo a vocês por meio desta singela mensagem, obrigado por deixar-me participar deste grande e bendito encontro.

Gostaria de começar dizendo que fiquei muito feliz ao rezar e meditar a iluminação bíblica e o lema do encontro.
Essa pergunta habita no coração humano. A respeito de tudo e em todas as circunstâncias. Atesta-o a experiência pessoal, documenta-o a história, confirma-o o relato bíblico. O rosto da pergunta surge no alvor das origens com aquele célebre: “Adão, onde estás? Que fizeste do teu Irmão?”; no templo de Silo no diálogo do jovem Samuel com o sacerdote Helí, nas proximidades do rio Jordão com dois discípulos de João a Jesus de Nazaré: “Mestre, onde moras”? Jo 1, 35-42.

Também, hoje, a pergunta bate “à porta” da nossa consciência: Que queres da vida? Que sentido dás ao tempo? Como geres o instante no todo na tua história pessoal? Tens presente o teu futuro definitivo?
E o teu contributo para o bem de todos? Cada um de nós saberá continuar a lista sem dificuldade.

Toda a pergunta tem resposta. “Vinde e vede”, a resposta de Jesus fica como modelo e pedagogia para todos os peregrinos da verdade. Eles vão e ficam na sua companhia. Deixam-se “moldar” pelo modo de ser do Mestre. Mais tarde serão enviados em missão. E, como outrora, também agora, somos convidados a conviver com Ele, a partilhar a sua vida, a acolher o seu olhar penetrante, a deixar-nos atrair e a “agarrar” pela experiência gratificante que dá resposta aos anseios mais profundos do coração humano.

Os discípulos, na companhia do Mestre, aprenderam os modos de realizar a missão: curar doentes e alimentar famintos, partilhar e viver na alegria sincera, deixar-se conduzir pelo amor universal e generoso, que Deus nos tem, acolher os mais débeis e afastados das fontes da vida. E partem pelos “quatro cantos da Terra” a anunciar a vocação sublime de todo o ser humano, a apreciar e a cuidar a dignidade do seu corpo (toda a sua pessoa), a construir relações na base da regra de ouro “tudo o que queres para ti, fá-lo aos outros”, a reconhecer que só a civilização do amor manifesta, o melhor possível, a convivência sustentada em sociedade e redimensionada na cultura, a vocação de toda a humanidade.

Essa mesma vocação que nos convida a partilhar “A vida, o pão e a utopia”. De que serviria dizer que somos seguidores de Cristo se somos indiferentes às dores dos nossos irmãos? “Mostra-me tua fé sem obras que pelas minhas obras te mostrarei a minha fé” lembra-nos o apostolo Thiago.

Meus queridos e minhas queridas jovens, tenho muita esperança em vocês que dão testemunho com as suas vidas desse Cristo libertador. Esse Cristo que “olhou ao jovem com misericórdia e o amou”, a Igreja também ama vocês e por isso os peço que não se deixem abater pelas coisas que possam chegar a ouvir da juventude, em todo tempo histórico se falou pejorativamente dos jovens, mas também em todo tempo foi essa mesma juventude que dava testemunho de compromisso, fidelidade e alegria.

Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do amor.
Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhido Que o bom Deus abençoe sempre seus passos e seus sonhos e que a Nossa Senhora aparecida os cubra sempre com o seu manto sagrado.

Com minha benção apostólica.

Vaticano, 21 de Janeiro – Dia de Santa Inês – de 2015.
+ Francisco

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Encontro de Memória e Compromisso com a Vida – Vela Cepa da PJ


Reunidos em Hidrolândia, Goiás – terra das águas, localizada na região central do Brasil, de 16 a 18 de janeiro de 2015, em comunhão com o encontro nacional da PJ em Manaus, cujo lema é “no encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia”. Com alegria, sentimos que estamos sambando na cara do capitalismo ao nos encontrarmos.

Nestes dias fomos animados pelo belo filme sobre Dom Pedro Casaldáliga “Descalço sobre a terra vermelha", que remeteu a nossa memória ao centro da gestação, nascimento e crescimento da PJ. Reafirmamos nosso compromisso com a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens dentro das lutas de classe. Viemos do amor pela humanidade, somos herdeiros de lutas, somos fazedores de sonhos, somos comunidade alternativa...

Partilhamos sobre os vários ciclos da vida e acolhemos com imenso carinho o momento em que cada um vivencia. Reafirmamos nosso compromisso com as juventudes e, de modo especial, com a PJ do Brasil. Também reanimamos nosso compromisso com o seguimento de Jesus.


Emanamos, daqui de onde estamos reunidos, nosso sentimento de luz e paz em vossas vidas. Força na luta e resistência como aquelas ervinhas que teimam em brotar em plena dureza do asfalto... Gente simples, em lugares simples, fazendo coisas pequenas, podem transformar a face da terra!
 




Observação:
Pedro Casaldáliga é bispo emérito e nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928, e vive no Brasil desde 1968. Ingressou na Congregação Claretiana em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952. Foi nomeado administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) no dia 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado do município em agosto de 1971.
 


Estiveram presentes no encontro: Padre Onivaldo Dyna, Sandra Procópio, Ademir Azevedo Camila Bonfim, Lourival Rodrigues da Silva , Gilcelio Peres, Guilherme José Gomes Carvalho, Mara Tavares e passou aqui Carmem Lucia Teixeira, Ciron, Flávio Sofiati e pai Antonio Sofiati. Conversamos com nossa amiga Ana Cláudia König diretamente da Alemanha via Skype. Passou também Alexandre Pereira Rangel, Maira, Dandara e Manu. As crianças Arthur, Hélder e Inácio, e Adilson, companheiro da Mara.

AGENDE O PRÓXIMO ENCONTRO - 22 A 24/JANEIRO/2016.
E se deseja apoiar a realização deste encontro CLIQUE AQUI doe para que o Centro de Juventude possa continuar a sua missão. Comunique que a sua doação é para este encontro. soucajueiro@cajueiro.org.br

Publicado por Onivaldo Dyna 


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Utopia necessária como o pão de cada dia - Pedro Casaldáliga






“A utopia é necessária porque a desigualdade entre ricos e pobres aumenta, segundo a ONU, inclusive em países do Primeiro Mundo. Nossa América, segundo a OEA, é a região mais injusta, por essa desigualdade sistemática.

 Há mais riqueza na Terra, mas há mais injustiça. África tem sido chamada "o calabouço do mundo", uma "Shoá" continental. 2,5 bilhões de pessoas sobrevivem, na Terra, com menos de 2 euros por dia e 25 mil pessoas morrem diariamente de fome, segundo a FAO. A desertificação ameaça a vida de 1,2 bilhão de pessoas numa centena de países. Aos emigrantes lhes é negada a fraternidade, o chão debaixo dos pés. EEUU constrói um muro de 1.500 Km contra a América Latina; e Europa, ao sul da Espanha, levanta uma cerca contra a África. Tudo isso, além de iníquo, é programado. Um imigrante africano, numa comovedora carta escrita "atrás dos muros de separação", adverte: "Peço-lhes que não pensem que é normal que vivamos assim, porque, de fato, é o resultado de uma injustiça estabelecida e sustentada por sistemas desumanos que matam e empobrecem... Não apoiem esse sistema com seu silêncio".


Mas a Humanidade "se move"; e está dando uma virada para a verdade e a justiça. Há muita utopia e muito compromisso neste Planeta desencantado. Alguém já recordou que o Século XX "foi um imenso cemitério de impérios: o britânico, o francês, o português, o holandês, o alemão, o japonês e o russo". Fica, balançando, o império estadunidense, que vai cair também. América Latina se distancia da tutela dos Estados Unidos e Ásia deu também as costas aos Estados Unidos, na primeira cúpula organizada pela ASEAN. A UNESCO declarou Patrimônio da Humanidade a Diversidade Cultural. O Século XXI -que já sabemos que será um século místico- será também o século do Meio Ambiente. O diálogo ecumênico e o diálogo inter-religioso crescem em vários níveis, como um novo paradigma da fé religiosa e da paz mundial. As Igrejas, as Religiões, vão se encontrar necessariamente e terão de fazer a paz para a paz do Mundo. Na Igreja Católica, dentro de uma monótona continuidade oficial, que já se esperava, muitas comunidades e muitos coletivos de reflexão teológica e de pastoral sabem ser simultaneamente fiéis e livres. Vamos aprendendo a ser Igreja adulta, una e plural. Se rechaçamos a ditadura do relativismo, também rechaçamos a ditadura do dogmatismo. Não permitiremos que o Concílio Vaticano II seja um "futuro esquecido"; e até urgimos o processo de preparação de um novo Concilio, verdadeiramente ecumênico, que contribua a partir da fé cristã na tarefa maior de humanizar a Humanidade”.

Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia/MT

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Escola de Educadores/as de Adolescentes e Jovens - Cajueiro 2015



A proposta de um caminho de formação de jovens e adultos/as como educadores/as de processos populares com adolescentes e jovens nasceu em 1997. O projeto foi fruto de mais de 10 anos de estudo de um grupo que realizou seminários, estudos pessoais e grupais para chegar a esta síntese.

Este ano estamos celebrando 18 anos de acúmulo com a realização em várias modalidades. Em 2015/2016 será realizada com uma Congregação de Irmãs Lurdinas em três módulos: Janeiro, julho e janeiro.

O primeiro módulo acontece em Niterói/RJ. Estará assessorando Carmem Lucia Teixeira, mestre em Ciências da Religião, pesquisadora de juventude; Vanildes Gonçalves dos Santos, mestre em Sociologia, professora da Universidade Católica de Brasília e Rezende Bruno de Avelar, mestre em Ciências da Religião e Doutor em Sociologia.

Os temas trabalhados serão: a pessoa do/a educador/a, o sujeito jovem destinatário da ação e o processo de formação.

Estarão participando 50 irmãs de alguns países do continente latino americano;Brasil, Chile, Bolívia. Irmãs que estão em diversos serviços e fase da formação.

O Objetivo da Congregação é oferecer uma formação que prepare pessoas comprometidas com o carisma que tem como fonte a vida da juventude.


Jovem Comunica! Cajueiro 2015



O projeto de Comunicação Jovem tem como objetivo provocar a criação de agrupamentos juvenis para a construção de oportunidades de comunicação e, ainda, fazer ressoar a voz da juventude sobre a sua realidade a partir dos diversos lugares vitais.

Capacitar para o uso dos veículos de comunicação que estão a disposição e das Redes Sociais, assim como, trabalhar a leitura de mundo de modo a posicionar-se como sujeitos jovens.

Impulsionar a Campanha "A Juventude quer Viver" construindo pautas sobre as políticas que promovem os direitos que geram uma vida segura para a juventude empobrecida.

Refletir as situações da vida da juventude para encontrar caminhos novos para posicionar-se criando fatos para chamar a atenção da sociedade sobre fatos que impactam a vida da juventude.

Construir com isto uma pauta, um caminho para o grupo produzir a comunicação que chame atenção da juventude e da sociedade.

Realizar três encontros durante o ano de 2015: 1/03; 21/06 e 24/10.

A ideia é construir um caminho com à juventude empobrecida. O primeiro encontro será de planejamento do ano, com a pauta dos temas a ser trabalhado no ano.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Encontro da Mística - sabor e resistência - lugar bíblico Jerusalém


Alimentar-se da mística da resistência, reconhecer o sabor produzido pelo Cajueiro em nossas vidas. Será um tempo para cultivar a amizade entre nós e o compromisso com a vida da juventude empobrecia e suas causas.

O encontro está previsto para os dias 30, 31 e 1 de fevereiro de 2015. No dia 30 chegada. Finaliza com o almoço no dia 1/02.

O local será na cidade de Goiás, na sede da Fraternidade da Anunciação.

O valor das diárias R$ 140,00 reais.
Levar roupa de cama e banho.

Quem puder apoiar outras pessoas a participar fazendo suas doações que podem ser em dinheiro e, também, em materiais de uso no encontro.

Vamos rezar, partilhar a vida como amigos/as que acreditam no projeto de vida.

Padre Hilário Dick estará nos apoiando na reflexão. Será um encontro de construção coletiva.

Faça sua inscrição. Temos 40 vagas.

As pessoas que desejam colaborar com o encontro podem fazer através da conta:Banco Bradesco
Ag. 1222-0
CC: 3524-6
Em nome de Aurisberg Leite Matutino e Carmem Lucia Teixeira. 

E as inscrições pode ser feita aqui  http://goo.gl/forms/SByyTCqGaX .

sábado, 10 de janeiro de 2015

O meu nome é MEDO - Frei Betto



Meu propósito é dominar corações e mentes. Incutir em cada um o medo do outro. Medo de estender a mão, tocar em cumprimento a pele impregnada de bactérias nocivas.


Medo de abrir a porta e receber um intruso ansioso por solidariedade e apoio. Com certeza ele quer arrancar-lhe algum dinheiro ou bem. Pior: quer o seu afeto. Melhor não ceder ao apelo sedutor. Evite o sofrimento, tenha medo de amar.


Quero todos com medo da comunidade, do vizinho, do colega de trabalho. Medo do trânsito caótico, das rodovias assassinas, dos guardas que intimidam e achacam. Medo da rua e do mundo.


Convém trancar-se em casa, fazer-se prisioneiro da fragilidade e da desconfiança. Reforce a segurança das portas com chaves e ferrolhos; cubra as janelas de grades; espalhe alarmes e eletrônicos por todos os cantos.


Faça de seu prédio ou condomínio uma penitenciária de luxo, repleta de controles e vigilantes, e no qual o clima de hostilidade reinante desperte, em cada visitante, uma ojeriza ao prazer da amizade.


Tema o Estado e seus tentáculos burocráticos, os pesados impostos que lhe cobra, as forças policiais e os serviços de informação e espionagem. Quem garante que seu telefone não está grampeado? Suas mensagens eletrônicas não são captadas por terceiros?

O mais prudente é evitar ser transparente, sincero, bem humorado. Sua atitude pode ser interpretada como irreverência ou mesmo ameaça ao sistema.


Fuja de quem não se compara a você em classe, renda, cultura e cor da pele; dos olhos invejosos, da cobiça, do abraço de quem pretende enfiar-lhe a faca pelas costas.


Tenha medo da velhice. Ela é prenúncio da morte. Abomine o crescimento aritmético de sua idade. Jamais empregue o termo “velho”; quando muito, admita “idoso”.


Tema a gordura que lhe estufa as carnes, a ruga a despontar no rosto, a celulite na perna, o fio branco no cabelo. É horrível perder a juventude, a esbeltez, o corpo desejado!


Tenha medo da mais terrível inimiga: a morte. Ela se insinua quando você fica doente. Saiba que ninguém está interessado em sua saúde. Em seu bolso, sim. Basta adoecer para verificar como haverão de humilhá-lo os serviços médicos e os planos de saúde.

Não se mova! Por que viajar, abandonar o conforto doméstico e se arriscar num acidente de ônibus, navio ou avião? Nunca se sabe quando, onde e como os terroristas atacarão. Quem diria que numa bucólica ilha da pacífica Noruega o terror provocaria um genocídio?


Meu nome é medo. Acolha-me em sua vida! Sei que perderá a liberdade, a alegria de viver, o prazer de ser feliz. Mas darei a você o que mais anseia: segurança!


Em meus braços, você estará tão seguro quanto um defunto em seu caixão, a quem ninguém jamais poderá infligir nenhum mal, nem mesmo amedrontá-lo.

Autor: Frei Betto


publicado na página do AMAIVOS.








Jovens negros morrem 2,5 vezes mais que os brancos

Publicado na Revista Isto é por Antonio Carlos Prado e Elaine Ortiz Estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pedido do governo federal, aponta:   - Jovens negros no Brasil correm, em média, 2,5 vezes mais risco de morrer se comparados aos jovens brancos; - Na região Nordeste esse índice é o dobro: 5 vezes mais risco de morte 30 mil jovens foram assassinados recentemente no País: 76,5% eram negros ou pardos; - Nos últimos anos o índice de homicídios de jovens brancos caiu 5,5%; o de jovens negros aumentou 21,3%; ISTOÉ,  Edição:  2354 -  09.Jan.15 -