quinta-feira, 31 de julho de 2014

Samaria é lugar de encontro - no grupo de jovens, na comunidade, nos pobres, nos Sacramentos



“De noite iremos, de noite, iremos buscar a fonte, 
só nossa sede nos guia, só nossa sede nos guia...” 
[Cântico de Taizé]


Nesse caminho por Samaria somos interpelados pela mística que brota a beira de um poço. Lugar que tem sido espaço de encontro com a juventude, com a Boa-Nova e com o mesmo Senhor que se apresenta a nós. O encontro do Mestre com a samaritana (Jo 4), por exemplo, suscita muita vida para nós que desejamos ser seguidores/as Dele e servidores /as da juventude, rumo a Jerusalém, a doação total da vida. 

Nesse mês, Samaria quer nos provocar nos lugares que temos para nos encontrar com o Senhor. Um poço. Meio dia. Sol forte. Jesus cansado da viagem se senta (Jo 4, 6). Em seguida, uma mulher samaritana, sedenta de água e da Água viva se aproxima (Jo 4, 7a). Um pedido: “Dá-me de beber” (Jo 4,7b). Eis um encontro! O poço se faz lugar não somente de buscar água. Mesmo com as diferenças entre judeus e samaritanos (Jo 4, 9). Apesar da rejeição da mulher na sociedade judaica, com a abertura e disposição de Jesus e da samaritana um encontro acontece. A mulher não seria mais a mesma. Encontrou-se, pois, com o Messias (Jo 4, 29)

Contemplar a cena desse momento nos leva a rezar e pensar nos encontros com o Senhor, nos lugares onde o buscamos. Onde temos buscado Jesus? Temos nos encontrado com Ele? Como? Onde? De que modo? O grupo de jovens é sem dúvida espaço propício onde encontramo-nos com o Senhor. Podemos encontrá-Lo habitando no meio de nós, no meio da juventude. O grupo de jovens pode e deve nos ajudar a fazermos a experiência de encontrarmos o Mestre na comunidade e em comunidade.

Aqui vale a pena dizer dos históricos momentos de retiro que as Pastorais da Juventude sempre cuidaram em seus planejamentos. Espaços de silêncio, de vivência de uma mística de profundo encontro com Jesus, através da oração, do Ofício divino da Juventude, das celebrações, da partilha de vida, da revisão de vida, na memória dos mártires, etc...

O caminho percorrido pela Igreja desde o Vaticano II foi nos ajudando a reconhecer Cristo nos pobres e a vivermos a opção preferencial por eles, firmada na América Latina desde Medellín. Cabe aqui perguntar-nos: reconhecemos nos pobres o rosto de Cristo e o rosto deles no rosto de Jesus? Nos pobres há sempre um encontro profundo com o Mestre. Encontro que não nos deixa ficar parados. Que nos move nas causas da justiça, da partilha, do bem-comum. 

Os Sacramentos, igualmente, são espaços/lugares fecundos de encontro com o Senhor. Que bonito percorrermos nossos grupos de jovens pela América Latina e testemunharmos a juventude vivendo os sacramentos. Que beleza testemunhar a experiência do abraço misericordioso de Deus no sacramento da Reconciliação. Que maravilha a ação de tantos/as jovens vivendo radicalmente seu Batismo e sua Confirmação no seguimento a Jesus. Que esperançoso a juventude fazendo a experiência da presença amorosa e cuidadosa de Deus nos momentos de doença e enfermidade. E que mistério grandioso ver jovens se colocando a serviço no Matrimônio ou no Sacerdócio. 

Sem dúvida alguma, também, a Eucaristia, memória pascal de Cristo, se faz por excelência o lugar de encontro com o Senhor, pois, é o “cume e ápice da vida da Igreja”. Encontro que nos coloca em Comunhão com Ele e com toda a humanidade. Que boniteza percorrermos os grupos de jovens e comunidades de nossa Igreja e nos encontrarmos com jovens que além de participarem das celebrações em muitíssimas comunidades, animam a liturgia. Além disso, vermos tantas escolas e cursos de liturgia acontecendo em nossos países. 

Samaria, contudo, não deixa de nos incentivar a fortalecer espaços que contribuam para que a juventude melhor celebre o mistério pascal de Cristo e melhor ajude nossas comunidades na vivência da fé. Engana-se quem pensa que a juventude não vive os Sacramentos. Todavia, Samaria, nesse tempo de revitalização, nos motiva a incentivar e fortalecer a vivência Deles com a os jovens. 

Como temos cultivado nossos encontros com o Senhor? Na beira do poço, gastemos um tempo refletindo e pensando sobre nossos encontros com Ele. O certo é que Ele vem até nós. Na medida em que caminhamos pra Ele, Ele se antecipa até nós e nos surpreende. 

Que de nosso poço brotem correntes que nos levem a vivermos sempre mais os encontros com o Senhor e que nossos baldes estejam sempre cheios de esperança e de vida nova.


“Na vida em comunidade,
Nos encontramos com o Senhor...
Com o Senhor, com o Senhor...”

Cladilson Nardino, estudante de Eng. Civil, membro da coordenação arquidiocesana da PJ de Curitiba/PR
Luis Duarte Vieira – Noviço Jesuíta e Militante da Pastoral da Juventude
Maicon André Malacarne – Padre, assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim/RS







terça-feira, 29 de julho de 2014

Ivone Gebara será condecorada com o título de Doutora Honoris Causa






A Faculdades EST, no contexto de seu II Congresso Internacional – “Religião, mídia e cultura”, 08 a 12 de setembro 2014 –, concederá o título de Doutora Honoris Causa à teóloga e filósofa Ivone Gebara, que desde a década de 1980 tem contribuído de maneira decisiva para o debate e a formação teológica no contexto brasileiro e latino-americano.

A notícia é publicada pelo portal da EST, 24-07-2014.

A história da religiosa católica de ascendência sírio-libanesa que, em 2014, completa 70 anos, oferece visibilidade para a participação das mulheres na construção da Igreja e da sociedade, espírito que move a campanha da IECLB, em parceria com a EST e com o apoio da FLM, intitulada “Em comunhão com as vidas das mulheres”. Essa campanha se insere na discussão do tema do ano proposto pela Igreja.

A recomendação da concessão do título foi uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST (NPG-EST), considerando que a biografia de Ivone Gebara revela um trabalho constante e profundo desde o surgimento da Teologia da Libertação e da Teologia Feminista no Brasil e na América Latina, contribuindo ativamente para a formação de lideranças das igrejas, teólogos, teólogas, agentes de pastoral e movimento sociais.

A relação de Ivone com a Faculdades EST é de longa data. A leitura de seus textos e sua presença em atividades, ainda nos anos 80, foram fundamentais para o desencadeamento da discussão teológica a partir das mulheres. Ainda nos anos 80, ela esteve na EST durante duas semanas, lecionando e dialogando com o Grupo de Mulheres e a Comissão Pró-Teóloga, que redundou na criação da Cátedra de Teologia Feminista, em 1991. Em 1987, a Revista Estudos Teológicos publicou o texto “Desafios que o movimento feminista e a teologia feminista lançam à sociedade e às igrejas”. Da mesma forma, seus estudos contínuos na área de gênero influenciaram toda uma geração de pesquisadores e pesquisadoras que têm integrado o Núcleo de Pesquisa de Gênero desde 1999 e realizam suas pesquisas no Programa de Pós-Graduação da EST.

Numa de suas últimas visitas à EST, Ivone participou do II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião (2006) como conferencista, e sua contribuição foi publicada no livro Epistemologia, sexualidade e violência, em 2008. Durante todo esse período, no entanto, Ivone manteve contato constante com docentes e estudantes da instituição, tanto dialogando com a produção local quanto subsidiando e inspirando a reflexão e a ação.

Na carta de recomendação da concessão do título, o coordenador do Núcleo de Pesquisa de Gênero, André Musskopf, e a coordenadora do Programa de Gênero e Religião, Marcia Blasi, indicam que Ivone Gebara, “tem contribuído de maneira decisiva para a melhoria da qualidade de vida e garantia da dignidade de mulheres em todos os lugares a partir de uma ação e reflexão teológica e filosófica comprometida com a realidade das pessoas empobrecidas”.

Para André e Marcia, o reconhecimento de sua trajetória pessoal, profissional e intelectual através da concessão do título de Doutora Honoris Causa reafirma o compromisso da Faculdades EST com a produção teológica feminista e de gênero e com os direitos humanos, engrandecendo o rol de pessoas com reconhecido prestígio internacional ligadas à instituição.

Na avaliação do reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, a teóloga Ivone Gebara se confunde com a causa da superação da violência contra as mulheres. “Esse título honorífico é, ao mesmo tempo, para ela como profetisa e para a causa que ela defende com a sua vida abnegada”, destacou.

Bobsin ressaltou ainda que numa sociedade em que até pouco tempo atrás as relações entre mulheres e homens eram justificadas legal e religiosamente como naturais, a crítica teológica às relações hierárquicas da família patriarcal e à violência implicada nelas abre caminho para a justiça de gênero. “É a esta causa que a Faculdades EST concede um lugar de honra”.

Biografia
Nascida em São Paulo, Ivone Gebara ingressou na ordem das Irmãs de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho em 1967, aos vinte e dois anos, depois de graduar-se em filosofia. Obteve seu doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ativa na prática e na Teologia da Libertação, lecionou durante quase 17 anos, ao lado de Dom Hélder Câmara, no Instituto Teológico do Recife (ITER).
Vive desde 1973 num bairro pobre de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a 25 km da capital pernambucana. Dedica-se ao trabalho pastoral com mulheres e a escrever e a ministrar cursos e palestras, em diversos países do mundo, sobre hermenêuticas feministas, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso.
Nos anos 1990, Ivone Gebara foi processada e condenada pelo Vaticano por fazer críticas à doutrina moral da Igreja sendo-lhe imposto o “silêncio obsequioso”. Ficou fora do Brasil durante os dois anos de silêncio forçado a que foi condenada. Nesse período obteve seu segundo doutorado, em Ciências da Religião, pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e produziu um livro em que aborda a questão do mal: Rompendo o silêncio: uma fenomenologia feminista do mal.

domingo, 27 de julho de 2014

Audiência pública discutirá acesso da juventude negra à Justiça

24/07/2014 - 09h03 Audiência pública discutirá acesso da juventude negra à Justiça Dados do Ministério da Saúde mostram que 76,6% dos jovens vítimas de homicídio em 2010 são negros. Enquanto o número de brancos assassinados caiu 25,5% de 2002 a 2010, o número de assassinatos de jovens negros aumentou 29,8% no mesmo período. Para discutir a alta vitimização dessa parcela da população e ouvir a sociedade sobre as barreiras impostas aos jovens negros para o acesso à Justiça, será realizada, no dia 3 de setembro, a audiência pública Acesso à Justiça para a Juventude Negra em Situação de Violência. Interessados em participar já podem fazer a pré-inscrição no portal do CNJ, que organiza o evento junto com outros órgãos governamentais e entidades representativas de classe. A participação na audiência, no entanto, só está garantida após recebimento de e-mail enviado pela organização, confirmando a inscrição. Clique aqui para fazer a pré-inscrição. A audiência é uma das ações do acordo para redução de barreiras de acesso à Justiça para a juventude negra em situação de risco, assinado pelo CNJ e pelo Ministério da Justiça (MJ), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Conselho Federal da OAB (CFOAB). O acordo tem como eixos o reconhecimento e a defesa do direito à vida da Juventude Negra, a afirmação dos jovens negros como sujeitos de direitos e o enfrentamento ao racismo e a promoção de uma cultura não discriminatória do sistema de Justiça, entre outros. Cada um dos signatários tem uma competência estabelecida. Ao CNJ cabe garantir o respeito aos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com priorização de aplicação de medidas não restritivas de liberdade. No acordo, o Conselho também assumiu o compromisso de promover seminários de sensibilização para o fomento de uma cultura não discriminatória no sistema de Justiça, visando à desconstrução de estigmas em relação à juventude negra e à garantia da presunção de inocência desses jovens. O CNJ também deve promover, articular e apoiar a inclusão do combate ao racismo institucional no curso de formação dos magistrados, além de fomentar a realização de censo periódico para traçar um diagnóstico do perfil racial da instituição, a partir do qual desenvolverá ações concretas voltadas ao público interno e externo. Recomendar a inclusão do tema no Planejamento Estratégico do Judiciário e expedir ato normativo visando à implementação de políticas de ação afirmativa para ingresso de jovens negros nos quadros de membros, servidores e estagiários, do Judiciário também foram responsabilidades assumidas pelo CNJ no acordo, cujo gestor é o conselheiro Guilherme Calmon. Elizângela Araújo Agência CNJ de Notícias

sábado, 26 de julho de 2014

Lista das pessoas selecionadas para o curso Na Trilha da Universidade




 Segue a lista das pessoas selecionadas para a terceira edição do curso Na Trilha do Grupo de Jovens que acontece no Centro Cultural Cara Vídeo, na rua 83 n.361, no setor Sul.

As aulas iniciam no dia 04 de agosto, às 19horas.
Este curso tem como finalidade preparar lideranças para transformar a realidade da juventude nos ambientes da universidade e do trabalho.



LISTAGEM DOS SELECIONADOS AO PREUNI – TURMA ii 2014

1.  Agael Martins de Souza - Belo Horizonte – Ap. Goiânia.
2.  Alex Dione Campos Neri - Setor Aeroporto - Goiânia
3.  Alexandre Pereira da Rocha - Bairro Floresta - Goiânia
4.  Ana Júlio Jacinto - Bairro Primavera - Goiânia
5.  Anderson José dos Santos Maia - Setor Central - Goiânia
6.  Antônia Érica S. de Melo - Belo Horizonte – Ap. De Goiânia.
7.  Aparecida Pinto Vieira - Vila AlpesGoiânia
8.  Cindy Lohara R. Batista - Residencial Itaipu - Goiânia
9.  Danilo de Oliveira Santana - Boa Vista - Goiânia
10.             Diego Armando P. Chagas     - Central -  Ap. De Goiânia
11.             Dinissainy Ferreira da Silva - Setor Sul - Goiânia       
12.             Diógenes Ferreira de Souza Setor Central - Goiânia
13.             Edna Souza da Silva - João Paulo II - Goiânia
14.             Enoque Barbosa de Oliveira - Vila Bandeirantes - Goiânia
15.             Érica Cardoso Barros - Jardim Guanabara IIGoiânia
16.             Fabiana rodrigues bezerra – Jd. Guanabara II - Goiânia
17.             Fabíola Rosa de O. Soares - Village Atalaia - Goiânia 
18.             Felipe César da Costa Sousa - Marechal Rondon - Goiânia
19.             Fernando C. Alves - Papilon Park  - Ap. De Goiânia.
20.             Francis Gleison de Lima - Leste Universitário - Goiânia
21.             Gabriella B. De Oliveira – Res. Alice BarbosaGoiânia.
22.             Guilherme de Souza Caldas - Vila Delfiori - Ap de Goiânia
23.             Guilherme Viana Carvalho - Setor AeroportoGoiânia
24.             Gustavo César Cruz - Setor Sul - Goiânia   
25.             Gustavo José de F. Silva – Pq. Das Nações - Goiânia
26.             Hellen Jeniffer M. Silva Castro - Novo Mundo - Goiânia     
27.             Henrique César da Silva - Balneário Meia Ponte - Goiânia
28.             Iliane Fortuna - Jardim Olímpico Goiânia
29.             Isabela Xavier Moura Oliveira - Bairro Feliz - Goiânia
30.             Janaina Fernanda G. O. Bianchi - Bela vista - Goiânia
31.             Jannderson O. Da silvaMont Serrat – Ap. De Goiânia
32.             Jessica Gonçalves de Souza - Vila RomanaGoiânia
33.             Jovelina pereira da Silva Bairro Feliz - Goiânia
34.             Judelin Dorgella - Jardim OlímpicoGoiânia
35.             Kelly Caetano Nunes  -  Res São Leopoldo Goiânia
36.             Kídia do Nascimento Lima - Bairro Feliz - Goiânia     
37.             Klayssi M. da Silva – Pq. Das Nações – Ap. De Goiânia
38.             Leidiane Alves Barbosa - Leste Vila Nova - Goiânia    
39.             Leila da Silva Lacerda - Setor Oeste - Goiânia
40.             Leiliane Borges de Souza - Vila BandeirantesGoiânia
41.             Leticia Teixeira de Oliveira - Vera Cruz II - Goiânia    
42.             Lia morais Ferreira Pinto - Vila Abajá - Goiânia
43.             Luara - Residencial Vale dos Sonhos - Goiânia   
44.             Lucas de Jesus Pereira - Jd. Olímpico – Ap. De Goiânia
45.             Luciano de Falco Costa Melo - Setor Oeste - Goiânia 
46.             Lys Guevara Morais Rodrigues - Vila Abaja - Goiânia
47.             Marcelo Carmo Santos – Rec. Das Minas Gerais - Goiânia
48.             Matheus Thiago da Silva - Santo Hilário - Goiânia            
49.             Nágilla Layara G. De Sousa - São Carlos -   Goiânia
50.             Pablo kashisol d. De Lima - Novo Horizonte - Goiânia
51.             Paulo Fernando C. Silva - Vila Redenção -    Goiânia  
52.             Priscila Barbosa Moraes - Senador Canedo
53.             Richard Sousa dos santos Bairro Floresta - Goiânia
54.             Rudmile Silva dos Santos - Boa Vista - Goiânia
55.             Santana de Souza - Papilon Park – Ap. De Goiânia.
56.             Suellen Karoline M. Da silva - Morada do Sol - Goiânia
57.             Suzana Rosa Ataíde Cosnceição Setor Central - Goiânia
58.             Tatiane Nunes Ferreira Santos - Vila Nova - Goiânia
59.             Thais da Costa M. Alcântara - Uirapuru - Senador Canedo
60.             Thaynara Lorrane Silva Martins – Rec. Bosque - Goiânia
61.             Tiago Torres de Paula - Setor Sul - Goiânia
62.             Valeria Cristina da Silva - Garavelo Park – Ap. De Goiânia
63.             Victor Gabriel O. - Leste Vila NovaGoiânia
64.             Viviane Pereira Garcias - Setor Sul - Goiânia
65.             Walcleia Duarte de Souza - Jardim Primavera - Goiânia
66.             Yuri Ferreira Silva - Setor São Paulo - Nerópolis 
67.             Yuri Folha de Lima - Parque Ateneu - Goiânia