segunda-feira, 30 de junho de 2014

Circuito popular: Participar é um Direito está organizado para os dias 1 a 7 de setembro 2014



O Circuito "Participar é um Direito" é um esforço de vários grupos e pessoas que estão organizados na Rede Popular Cara Vídeo.

O Circuito é uma proposta para realização, de modo participativo, por isto, descentralizado e auto gestado pelos mais diversos grupos populares, organizações, Igrejas/religiões, instituições que desejam oferecer espaços para o debate sobre a participação como um direito político.

As atividades do circuito serão organizadas via online através de um formulário. Por isto pedimos a todas as pessoas interessadas que façam as inscrições das atividades FAÇA A INSCRIÇÃO DA SUA ATIVIDADE PARA O CIRCUITO

O circuito será um espaço popular para que os grupos possam se organizar com atividades de arte, alimentação, cultura, política, economia solidária, educação, movimentos populares.... As atividades podem ser realizada em todos os espaços - Igrejas, escolas, terreiros, circos, universidades, sindicatos.... Também envolvendo pessoas das cidades e do campo.

A Rede Popular Cara Vídeo reúne diversos grupos e instituições e está aberta para acolher grupos que desejam construir um Brasil popular com direitos respeitados. Estamos juntos: Centro de Juventude Cajueiro, Cara Vídeo-comunicativa, Rede de Educação Cidadã, Companhia de Teatro Zumbi, Ibrace, Fraternidade da Anunciação, Comissão Justiça e Paz, Conferência dos Religiosos/as do Brasil, Centro de Estudos Bíblicos, Curso de Verão, Oblatos de Maria Imaculada, Comissão Pastoral da Terra, Proafro/PUC, Coletivo de Mulheres Negras, CEBs, Pastoral Carcerária, Pastoral com os doentes portadores do virus da Aids, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, Pastoral da Juventude... Esperamos você...

AGENDE: Nosso próximo encontro será no dia 14 de agosto, 19 horas, no Centro Cultural Cara Vídeo. Rua 83, n.361, Setor Sul - Goiânia/GO. Confirme sua presença através do e-mail redecaravideo@gmail.com.

Algumas atividades já previstas

Dia 01 de setembro - No colégio Parque Amazônia será uma atividade de teatro, grafite.... organizado pelo grupo de Teatro da Cia Zumbi dos Palmares
Café com Direitos Humanos
Roda de Prosa no Campus II da Federal
Atividades na Diocese de Goiás
Atividades em Itumbiara/GO
E muitas outras....





terça-feira, 24 de junho de 2014

PJ lança revista da festa dos 40 anos

Para não ficar só na memória


Como contar aos outros, aos milhares que se encontram por todo esse vasto país de várias cores, e sotaques, jeitos, sabores, e cheiros... sobre o que vivemos na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude? Uma missão difícil! Cada um/a experimentou, de certo, os momentos daquela semana de janeiro (19 a 26), em Ribeirão das Neves/MG, de forma tão particular e, ao mesmo tempo tão coletiva, comunitária, que falar dessa experiência pra tanta gente, não é tarefa fácil.

Mas vamos lá, vamos fazer com que mais gente, além das que já conversamos e viram o brilho nos nossos olhos quando falávamos sobre a Reunião Ampliada Nacional da PJ, sentirem o sabor que foi mais uma Ampliada. Sabor porque estávamos em terras mineiras, de comida farta e marcante; de gente acolhedora. Sabor de celebrar 40 anos de história, de eternizar e externar sentimentos, de encontrar gente comprometida, sonhadora, pé no chão e disposta.

Nas páginas que seguem, a partilha de muita gente que fez e faz a história da Pastoral da Juventude, mas, sobretudo, o desejo de que essa revista chegue até você animadora e animador dos mais de 9 mil grupos de jovens da PJ. É por vocês que estão nas bases, na lida diária que preparamos e sonhamos esse material. Leiam, partilhem, questionem e juntas e juntos construamos outros momentos bonitos dessa história, porque “o que a memória amou, ficou eterno”.
Boa leitura:  REVISTA DE COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS
Link para download: BAIXE A REVISTA

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Semana do Estudante 2014 - Rodas de Conversas

A Semana do/a Estudante 2014 (SdE 2014) chega com tudo para sacudir e agitar nossas Escolas, Paróquias, Grupos de Base e Organizações Juvenis!
Neste ano, a SdE apresenta como tema Participação Estudantil na construção do Projeto Popular para o Brasil.
Mas o que seria um Projeto Popular? Segundo o movimento Consulta Popular, é a força social do povo brasileiro organizada,“lutando para executar seu programa político de mudanças estruturais na sociedade”. Portanto, “é um projeto que organiza o uso de sua capacidade criativa e produtiva, tendo em vista atingir um futuro desejado”.
E quem pode ajudar a construir o Projeto Popular para o Brasil? Todo mundo! Mas o convite, agora, se estende principalmente a nós, jovens estudantes! Por isso, nesta edição da SdE 2014, trazemos como lema: “Eu vou a luta é com essa juventude que não corre da raia à troco de nada”. Isso, porque o próprio Jesus uma vez nos disse “Vós sois o sal da Terra e a luz do mundo!” (Mt 5, 13-14). Com isso, Ele nos deu, por sua autoridade, o espírito protagonista e a força de vontade necessários para a luta na construção da Civilização do Amor que tanto sonhamos. O Papa Francisco, seguindo o convite ao Reino, feito por Cristo Jesus, também nos enviou: “Ide, sem medo, para servir!”.
Por que a participação Estudantil é importante? Segundo o site do movimento Levante!, “construir um Projeto Popular passa pela luta por mudanças profundas na educação brasileira, que garanta mais investimentos e condições de acesso, permanência e conclusão da formação. E, principalmente, nossa educação deve servir para estimular o questionamento, e não a acomodação, para que o povo brasileiro se torne protagonista de sua própria história”.
Fica o convite: considerando a força das juventudes de agir, de querer e de caminhar, é que devemos lutar por mudanças substanciais na educação, que nos serve de ponto de partida para todos nós.
Que esta Semana do/a Estudante seja um exercício ousado de cidadania que nos proponha a exercitar o protagonismo, para que nós, jovens estudantes, possamos assumir o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto sonhamos, a partir do sagrado chão que é a Escola.
Apresentamos este material, portanto, para auxiliar os grupos na preparação de encontros, conversas e atividades que possam aprofundar o tema que nos é provocado, e, assim, possam surgir importantes ideias de participação estudantil na construção deste Projeto Popular.
Contamos com a participação de todos/as na construção de uma importante Semana do/a Estudante em todo o Brasil! Aqui está o link do subsídio oficial da SdE: SUBSÍDIO DA SEMANA DO ESTUDANTE 2014
Fraternalmente,m
Pastorais da Juventude da CNBB
Pastoral da Juventude - PJ, Pastoral da Juventude Estudantil - PJE,
Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP e Pastoral da Juventude Rural - PJR.
Autor/Fonte: Pastorais da Juventude

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Curso virtual: Inscripciones abiertas para la formación “En el camino de Civilización del Amor” para coordinación y asesoría



PARA CADA GRUPO DE 5 PERSONAS LA 6 ES FREE - HASTA DÍA 15/08



¿Estás buscando una formación que te capacite para el acompañamiento  a la juventud? ¿Quieres profundizar el libro Civilización del Amor - Marco de Referencia de la PJ Latinoamericana? ¡Estamos ofreciendo una propuesta sistemática!

Invitamos para que entren en esta propuesta a ustedes que son de una Congregación religiosa; ustedes que son laicos/as o presbíteros y se preocupan con el acompañamiento de la vida de la juventud.

El Centro de Juventud CAJUEIRO y socios co-organizadores: Pastoral Juvenil/CELAM; Spes – Instituto de Pastoral Juvenil de Venezuela, Sejuve  Instituto Regional de Pastoral Juvenil/México y Centro América, Pastoral da Juventude Nacional/Brasil, Centro Vida e Juventude/Brasilia/Brasil, Hermanas de San José de Tarbes/Brasil, Hermanos Maristas/Provincia Sul/Brasilia/Amazonas, Red de Asesores y cuidadores/as de Juventud de Manaus/Brasil…   te invitan a participar de una capacitación para la asesoría y para la coordinación de las Pastorales y Organizaciones Juveniles, así como para organizaciones juveniles que están al servicio de la evangelización de la juventud.


La formación estará centrada en el Marco Referencial de la Pastoral Juvenil del Continente latinoamericano publicado en octubre de 2012 en español y en el 2013 en portugués. El texto-base de la formación será la síntesis organizada por Hilario Dick , SJ .

El libro Civilización del Amor – Proyecto y Misión son orientaciones para trabajar con los jóvenes en el Continente y está organizado en  Marco de la Realidad, Marco Histórico, Marco Doctrinal, Marco Operativo y Marco Celebrativo.

El curso virtual está organizado en 4 módulos, en 4 meses. 1º Módulo – Presentación, propuesta y método; 2º Módulo – Marco de la realidad y Marco Histórico; 3º Marco Doctrinal y Celebrativo y el 4º Módulo – Marco Operativo y trabajo final.

El curso está destinado a personas que están en los servicios de asesoría y coordinación en el ámbito nacional, regional o diocesano o de una pastoral o congregación. El curso no es para principiantes. No es para coordinadores de grupo o coordinadores parroquiales.


El curso tiene un costo total de U$ 50,00 por persona. Solicitamos que se organicen grupos por comunidad, diócesis, región, congregación por proximidad geográfica y que puedan encontrarse para estudio. El grupo de estudio puede ser formado por cinco, cuatro, tres o dos personas. También pueden formarse grupos mayores y organizarse en grupos menores.

El curso es un esfuerzo de varias personas y, algunas de ellas estuvieron en el proceso de elaboración del libro Civilización del Amor – Proyecto y Misión: Padre Hilario Dick, Carmen Lucia Teixeira, Dalba Ibet Izos Madrid, Padre Augusto Rios Rocha y otros asesores/as del proceso.

El curso será un espacio de debate sobre el tema de la Evangelización de la  Juventud en el Continente. Tendremos grupos de portugués y español.

Las inscripciones estarán abiertas hasta el día  15 de agosto, a través del link:  HAGA AQUI SU INSCRIPCIÓN 

El curso inicia el día 20 de agosto y va hasta el 20 de diciembre. El curso está organizado en una plataforma que se parece a las Redes Sociales, por eso, espera su comentario, debajo de las aulas/textos y de los materiales complementarios.

Estamos organizando un fondo de becas para las personas que no pueden contribuir financieramente. Por eso, solicitamos que las personas e instituciones que deseen contribuir finacieramente y de modo voluntariado, con el Proyecto Camino de Esperanza – Formación de líderes adultas y jóvenes, puede enviar un mensaje para soucajueiro@cajueiro.org.br y le indicaremos los caminos.

Estamos a su disposición para toda y cualquier información a través de virtual@cajueiro.org.br puede entrar en contacto con Carmen Lucia o Katiuska Serafín.

Curso virtual: Inscrições abertas para o curso Na Trilha da Civilização do Amor para coordenação e assessoria




INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 15/08
PROMOÇÃO - PARA CADA 5 PESSOAS INSCRITAS - A 6a pessoa é grátis.

Você está procurando formação para acompanhar a juventude? Deseja aprofundar o livro Civilização do Amor (Marco de Referência da PJ Latino Americana? Quer fazer uma formação sistemática? Estamos oferecendo uma proposta sistemática.

Convidamos você que é de congregação religiosa, você que é leigo/a, presbítero e que preocupa com o acompanhamento da vida da juventude para entrar nesta proposta.

O Centro de Juventude Cajueiro e os parceiros Pastoral Juvenil/CELAM, Spes Instituto de Pastoral Juvenil Venezuela, Centro Vida e Juventude/Brasília, Irmãos Maristas –Província do Sul/Brasília/Amazônia, Sejuve – Instituto de Pastoral Juvenil Centro Americano, Irmãs de São José de Tarbes/ Brasil, Pastoral da Juventude Nacional,  Rede de assessores/as e cuidadores/as de juventude/ Manaus convidam você para participar de uma formação para assessoria e coordenação de pastorais de juventude e organizações juvenis que estão no serviço de evangelização da juventude.

A formação terá como tema central o livro Civilização do Amor, o Marco Referencial da Pastoral da Juventude do Continente Latino Americano, publicado em outubro de 2012, em espanhol e em 2013 em Português.  O texto base da formação será a síntese organizada por Hilário Dick, SJ.


O livro Civilização do Amor são as orientações para o trabalho com a Pastoral da Juventude no Continente e está organizado em Marco da Realidade, Marco Histórico, Marco Doutrinal, Marco Operativo, Marco Celebrativo.

O curso virtual está organizado em 4 módulos, em quatro meses. 1º Módulo – Apresentação, proposta e método; 2º Módulo – Marco da realidade e Marco Histórico; 3º Módulo – Marco Doutrinal e Celebrativo e o 4º Módulo – Marco Operativo e trabalho final.




O curso é para  pessoas que estão nos serviços de assessoria e coordenação, nos âmbitos – (nacional, regional, diocesano) ou de uma pastoral ou congregação.  O curso não é para iniciantes. Não é para coordenação de grupo ou paroquial.  

O curso tem o custo total de R$ 100,00 por pessoa. Solicitamos que se organize grupos por comunidade, diocese, região, congregação das pessoas que estão mais próximas e que podem se encontrar para estudo. O grupo de estudo pode ser formado por cinco, quatro, três, duas pessoas. Também, pode formar grupos maiores e se organizarem em grupos menores. 

O curso é um esforço de vários pessoas e, algumas delas estiveram no processo de elaboração do livro Civilização do Amor – Projeto e Missão: Padre Hilário Dick, Carmem  Lucia Teixeira, Dalba Izos Madrid, Padre Augusto Rios Rocha e outros assessores/as do processo.

O Curso será espaço para um debate sobre o tema da Evangelização da Juventude no Continente. Teremos turma em língua portuguesa e outra em língua espanhola.

As inscrições serão até o dia 15 de agosto/2014, pelo link FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO .  

O curso inicia no dia 20 de agosto e irá até o dia 20 de dezembro. O curso está organizado em uma plataforma que se aproxima das Redes Sociais, por isto, espera seu comentário, abaixo das aulas/textos e dos materiais complementares.

Estamos organizando um fundo de bolsas para as pessoas que não podem contribuir financeiramente. Por isto, solicitamos as pessoas e instituições que desejarem contribuir financeiramente e de modo voluntário, com o Projeto Caminho de Esperança – Formação de lideranças adultas e jovens ,  pode enviar uma mensagem para soucajueiro@cajueiro.org.br  que lhe indicaremos os caminhos.


Estamos a sua disposição para toda e qualquer informação em virtual@cajueiro.org.br pode-se entrar em contato com Carmem Lucia ou Katiuska Serafin.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Às juventudes que participam da 4ª Missão Jovem de Santa Catarina, em Caçador



Ninguém precisa explicar porque vocês estão ali
O amor se vive; não se explica.

Queridos e queridas,
Convidado a dizer-lhes alguma coisa por ocasião da 4ª Missão Jovem nas terras de Santa Catarina, quero dizer que estou saudando com vontade de estar lá, isto é, de estar com vocês. Sem grandes discursos, pensei em fazer quatro pequenas reflexões que podem ser úteis para todos, especialmente para as juventudes.

1.       A missão tem tudo a ver com a descoberta da saída. Segundo o livro do Êxodo, custou ao povo hebreu descobrir  que precisava reagir à escravidão do faraó. Precisou aparecer um jovem chamado Moisés, que não suportou o que seus olhos eram obrigados a ver, matou um egípcio e o enterrou na areia. É o que diz a Bíblia. Ser jovem é viver a grande aventura da saída da escravidão, do ensimesmamento, da lonjura do pobre e  do desencontro com o/a outro/a. A descoberta de sair de si mesmo; a descoberta do que é começar a amar. Amar é dar-se aos outros. Por isso o jovem começa a deixar a outra, o outro a entrar na sua vida e a felicidade toma novos sabores.

2.       A missão, como disse, tem tudo a ver com a consciência do êxodo. Ser jovem é viver a epopeia do êxodo. Mesmo que pareça que as tecnologias nos estejam ajudando a sairmos de nós mesmos e termos a impressão que estamos abraçando o mundo, parece que é fundamental recordar que fora do pobre não há salvação. Falo do pobre porque é o mais outro pelo qual Deus tem preferência. Por vezes temos que sair de nossos quartos para  ter que reconhecer que o pobre é real. Ele até pode estar frente ao nosso nariz, e não o enxergamos porque há “forças” que acham importante que  o pobre não seja só fadado a ser invisibilizado, mas a desaparecer. Ser missionário é gritar a plenos pulmões que nenhuma pessoa humana existe para sobrar.

3.       Ainda continuo convicto que uma das grandes conquistas de nossa humanidade é a autonomia. Ser jovem é convencer-se que somos feitos para sermos autônomos, empoderados, protagonistas. Não significa que somos feitos para sermos autossuficientes, “independentes”. Ser autônomo é descobrir a grandeza para a qual fomos criados; também a grandeza dos nossos limites. Todos  sentimos em nós a fome de referências e de pessoas que sirvam de exemplo e modelo; todos sentimos a fome da grandeza do que é ser limitado.  Continuo convicto que vocês sabem a enormidade da feiura da pessoa que se acha auto-suficiente,  gritando aos desertos que não precisa dos outros.

4.       Nunca podemos esquecer que o Deus no qual acreditamos é Trindade. Deus não está fechado em si. Ele é amor; é vida; é plenitude. Até podemos dizer que o Deus que move nossa fé é missionário. Até podemos dizer que somos missionários porque Deus é missionário. O encontrar o outro, a outra, o pobre, o universo bonito e feliz não é algo que vem de fora; é algo que brota do divino que mora em nós. Somos missionários porque é esta a vocação que quer brotar, sempre mais, em nós. Não há força que nos impeça disso, somente a nossa covardia e o nosso medo de sermos nós mesmos.




Descoberta
Consciência
Autonomia
Deus Trino em nós.

A todos e todas  um abraço, pedindo apoio para que as palavras se tornem prática e vida, todo dia.

P. Hilário Dick S.J

São Leopoldo, 17 de junho de 2014.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Inclusão social, sim. Redução da maioridade penal, não!


Inclusão social, sim. Redução da maioridade penal, não!


Ex-porteiro que se transformou em emérito e brilhante jurista, tornando-se o primeiro negro a ocupar o cargo de desembargador no TJ-RJ, fala sobre a redução da maioridade penal

paulo sérgio rangel
O desembargador Paulo Sérgio Rangel (Reprodução)
Quem esperava um entendimento alinhado ao clamor popular pela redução da maioridade penal como “solução” para diminuição da violência acabou por não encontrar ressonância no palco do evento Grandes Juristas, realizado na FAPRO-Taguatinga.
Homenageado como um dos 24 grandes nomes da história do direito nacional, o desembargador Paulo Sérgio Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, recebeu a comenda de “Grande Jurista” e falou para um auditório lotado por alunos de Direito e professores do curso sobre um tema espinhoso: a redução, no Brasil, da idade mínima para que um indivíduo possa ser encarcerado.
Oriundo de uma família humilde, o ex-porteiro de edifício que se transformou em emérito e brilhante jurista, tornando-se o primeiro negro a ocupar o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Rangel foi enfático ao combater a tese – “inconstitucional, primeiramente” – de redução da maioridade penal. “Se isso ocorresse, a lei alcançaria justamente quem deve ser protegido pelo estado; a lei, sob a redução da maioridade penal, só reforçaria a exclusão social;menores de 18 anos de famílias abastadas, blindados pelo sistema, mesmo que ´culpados´, jamais iriam para a cadeia. O que precisamos não é de redução da maioridade penal e sim de programas efetivos de inclusão social”, afirmou, de forma categórica, o desembargador.
Rangel lembrou aos estudantes de Direito que no Brasil hoje existem 27 mil adolescentes recolhidos em unidades de ressocialização. “Ora, como é possível afirmar, como desejam os multiplicadores do discurso fácil da redução da maioridade penal, que não existe rigor contra os menores infratores?!? Temos quase 30 mil deles em unidades de medidas socioeducativas”, afirmou.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Inscrição para o curso Preuni Cajueiro - Na Trilha da Universidade






O Centro de Juventude Cajueiro e a rede de parceiros Proafro-PUC/GO, Promenor e La Abuela assumiram juntos a realização do Preuni - Na Trilha da Universidade. É um projeto que tem como objetivo formar lideranças jovens em vista de vencer barreiras impostas pelas condições financeiras.

A formação de jovens com o objetivo de preparar jovens para o ambiente universitário ou para entrada no mundo do trabalho. Prepara jovens para realizar os concursos de vestibular, de Enem e outros com a tarefa de preparar sujeitos autônomos capazes de construir suas vidas com projeto de vida claro, em vista de outro mundo possível.

O curso Preuni acontece de segunda a sexta feira, das 19h até as 22 h, no Centro Cultural Cara Vídeo, onde está o Centro de Juventude Cajueiro. Oferecemos para o segundo semestre: agosto a novembro 50 vagas.

O curso é gratuito para os/as jovens, assumido pelos parceiros e solicitamos uma colaboração com R$ 20,00 reais por mês para os materiais, energia e água do espaço onde se realiza a atividade.

O curso trabalha com os princípios da Educação Popular na formação de sujeitos empoderados e capazes de intervir em sua realidade.

O Curso está organizado por eixos: Sociedade, Natureza e Linguagens. O eixo transversal que conta com o apoio de vários colaboradores/as é o de Atualidades e Projeto de Vida.

Queremos contar com a ajuda de todas as pessoas de boa vontade para falar com os/as jovens, motivar para sua participação nesta atividade.

As pessoas que desejam apoiar este projeto podem entrar em contato com soucajueiro@cajueiro.org.br e ver as formas de contribuições.

Para você se inscrever basta clicar neste link abaixo que entra na ficha de inscrição que é online.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

E o sonho me ensinou uma decisão....



Escolhi aprender ser missionária leiga ao longo dos meus 42 anos de idade. Desde os celebres 30 anos de idade, me surpreendo pensando onde quero gastar meus anos de vida? Em que me dedicar e fazer o que me faz feliz, que me faz mais humana e mais divina também?!

Passei um bom tempo me dedicando ao trabalho com a juventude. Foram bons e frutuosos anos de formação integral, de acompanhamento e de assessoria às juventudes e aos seus grupos que acreditam e fazem a construção do Outro mundo Possível.

Do meio desse povo viajei contra o destino, mas a favor da corrente. E quem me conduziu não foram meus braços e pernas, são forças que refiro desconhecer... ‘É estranho quando o coração mora na nossa cabeça!’

Vim parar em Moçambique. Lugar de gente de longe, gente de raça, gente que nunca foi gente. O que fiz foi sair da minha própria vida para entrar nesse “ovo do tempo”. Lugar de aldeias tão longe do mundo e, às vezes, dá a sensação que de Deus também... Lugar onde aprendi que toda terra pequena tem braços grandes. Esses braços me abraçaram...

Vivo no norte de Moçambique, no distrito de Mecuburi - província de Nampula. Em todo o distrito de Mecuburi há um contingente de 150 mil pessoas, vivendo como o governo permite. O desenvolvimento econômico e social está ainda com uma certa morosidade. Mas, é possível conviver com os produtos dos anos 2.000, como aparelho celular e motos!

Aqui me dedico prioritariamente à educação. Estou diretora de uma Escola Profissional Familiar Rural. Um projeto assumido pela arquidiocese de Nampula e está sobre a responsabilidade dos Missionários da Sagrada Família, que por sua vez confiaram à mim a direção dessa escola. Como dizemos no Brasil: “Caminho se faz caminhando”. É isso que estou fazendo neste tempo de voluntariado e missão nessa parcela do País.

A Escola faz parte do movimento das Escolas Familiares Rurais de Moçambique. No País são 15 e nesta região do norte somos em 4 escolas. Em Mecuburi já estamos no 3º ano de funcionamento e atendemos atualmente 74 adolescentes e jovens, que são camponeses como seus pais e mães.

Todo nosso esforço e dedicação está para contribuir com o desenvolvimento local, através da formação integral que a Pedagogia da Alternância propõe. A escola funciona com internato e área de produção. Os formandos/as estudam 15 dias na escola e 15 dias vão para as famílias para praticar em suas ‘machambas’ (terras de plantio) o que aprendem na escola. A missão da escola é oferecer técnicos agropecuários básicos para a comunidade e que este/a possa fortalecer e melhorar, nas suas localidades, as técnicas tradicionais da agricultura e pecuária com as técnicas mais atualizadas aprendidas na escola.

Há um bom resultado dessa junção e, graças ao empenho de muitas ajudas, as famílias podem melhorar suas machambas e assim minimizar a fome quando chega e garantir um sustento para família ao longo do ano.

É bom ressaltar que esse modelo de escolas, com a Pedagogia da Alternacia, estão no mundo todo. No Brasil a chamamos de “Escolas Agrícolas”. Contudo, o desafio é que a estrutura em Moçambique não consegue alcançar as condições que o Brasil oferece. Aqui no norte de Moçambique há que se considerar algumas dificuldades:  o solo é arenoso, há falta de água e as condições de trabalho como ferramentas e outros maquinários é muito escassa, o quadro de funcionários/as não é suficiente.

O Estado assume a contratação de formadores. Porém o compromisso assumido pelo Estado não é cumprido. Ele não consegue enviar formadores suficientes para o projeto. Estamos trabalhando com os formadores que temos. A escola precisa de 9, contudo temos somente 6 formadores. Além disso, estamos pleiteando um transformador para que a energia elétrica venha para escola. O Estado mais uma vez não consegue atender.  Assim sendo, vamos buscando alternativas, das mais diversas, para deixar os formandos/as sem aulas e garantir à essas pessoas direito o conhecimento e a formação, em vista de melhorar a condição de vida.

A nossa escola recebe ajudas dos principais financiadores que apoiam o movimento. São duas ONGs internacionais, contudo depender somente de duas fontes financiadoras para um projeto com este compromete a qualidade e a continuidade da proposta que é tão importante para essa realidade sofrida.
Neste sentido, a ideia de recolher algumas doações com vocês é para garantir, sobretudo o funcionamento cotidiano, por exemplo, a alimentação desses formandos/as. Aqui em Moçambique o real tem um valor significativo. Para saberem, 1 Real equivale a 15 medicais ou 1 dolar equivale a 30 meticais. Portanto, qualquer quantia enviada será de grande ajuda!

Pensei em organizar as prestações de contas a partir do que fazemos por aqui. Enviaremos relatórios, fotos e vídeos. Enfim, outras informações e duvidas vão nos  fazer conversar novamente! Estou a disposição. Se tiverem oportunidade acessem nossa pagina do Facebook: https://www.facebook.com/EPFR.Mecuburi?fref=ts

Desejo que possam conhecer essa realidade pessoalmente e perceberem como é gratificante conviver com esse povo, que apesar da total ausências de direitos, são capazes de sobreviver, plantar o pouco que come e ainda estar sempre com o largo sorriso de acolhida todas as vezes que nos encontram.
Só posso afirmar: Uma experiência que muda o rumo da vida!

Desde já um grande e forte abraço de agradecimento carregado de África e Brasil!
Edina Lima

Nossa campanha de doação OUTUBRO MISSIONÁRIO - Veja como ajudar o projeto em Moçambique. Edina Lima é a Diretora. Responsável pela campanha - Regina Marta. Banco Itaú - Regina Marta Pereira Morais. CC: 09451-0 Ag: 46442 informações - reginamartamorais@hotmail.com ou centrojuventude@cajueiro.org.br.
ORGANIZE A CAMPANHA ENTRE AMIGOS/AS OU ESCOLAS - Quem puder entregar no local - Centro de Juventude Cajueiro na Rua 83, 361. Setor Sul - Goiânia~Goiás.