quarta-feira, 30 de abril de 2014

Com Jesus em Samaria – aproximação, diálogo e acolhida




Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: dá-me de beber” [Jo 4,7]


Estamos pisando nas terras de Samaria. Terra que nos vai provocando nesse ano de 2014 no caminho de revitalização das Pastorais da Juventude. Tempo de reconhecer e conviver com a juventude do nosso continente. A “Samaria” que vamos saboreando e desvelando juntos e nesse movimento nos vai desinstalando e fazendo-nos romper nossas distâncias culturais, religiosas, sociais...


No tempo de Jesus viver na Samaria era viver na margem, na exclusão. Ser samaritano era ser vítima da discriminação, do preconceito, do isolamento do povo judeu. Ser samaritano era carregar o estigma da exclusão. Por serem considerados impuros, eram tidos como a pior raça existente. Carlos Mesters e Francisco Orofino nos ajudam entender esse contexto: Os samaritanos eram desprezados pelos judeus. Este desprezo vinha de longe, desde o século VIII antes de Cristo (2Rs 17,24-41), e transparece em alguns livros do Antigo Testamento. O livro do Eclesiástico, por exemplo, fala de um ‘povo estúpido que mora em Siquém, que nem sequer é nação" (Eclo 50,25-26). Muitos judeus da Galiléia, quando viajavam para Jerusalém, não passavam pela Samaria. O Evangelho de João mostra Jesus fazendo o contrário, passando pela Samaria e acolhendo os samaritanos. Por causa disso, era criticado pelos judeus, que o xingavam de "samaritano, possesso de demônio" (Jo 8,48). Depois da ressurreição, os seguidores e as seguidoras de Jesus, superaram seus preconceitos e anunciaram a Boa Nova aos samaritanos (At 8,4-8). Nas ‘comunidades do Discípulo Amado' havia muitos samaritanos.


Nessa reflexão e vivência queremos olhar pra Jesus e pensar também em quais “Samarias” nós precisamos entrar e quais “Samarias” precisamos acolher? Quem são os discriminados de hoje em uma cultura que “se acha” superior? Quem são, hoje, os excluídos? Entre os/as jovens, quem são os/as samaritanos? Os/as jovens que estão nas periferias das grandes cidades? Os/as jovens do campo? Os/as jovens negros? As jovens mulheres? Os/as jovens homossexuais? Os/as jovens portadores de necessidades especiais? Os/as jovens que lutam por seus direitos? Os/as jovens migrantes? Os/as jovens que questionam? Os/as jovens ateus ou de outras religiões? Quem são, hoje, os/as jovens que estão excluídos? Que sofrem com o preconceito?


Jesus e a Samaritana são o exemplo de que a aproximação, a acolhida e o diálogo quebram aquilo tudo que os separa. Há disposição dos dois lados em um entrar na vida e na cultura do outro. O diálogo transforma a samaritana que vai anunciar: "venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz! Será que ele é o Messias?". O diálogo transforma também Jesus que percebe nela – no diferente – a presença de Deus.


De quantas realidades juvenis nós precisamos nos aproximar! Quantas e quantas realidades que necessitam o reconhecimento do divino que brota deles e que os torna sagrados! Quanto nos falta de capacidade de diálogo. De ouvir. De dizer com ternura e cuidado! É o mestre que nos pede pra revitalizarmos esse nosso caminho. O caminho da juventude!


Vamos encher nossos baldes de diálogo, de acolhida, de aproximação, de ternura... E com eles cheios vamos rompendo estruturas e fronteiras que nos impedem de amar...!



Mantra:


Com diálogo e amor, da exclusão, Jesus nos tirou.
Caminhando com a juventude, a boa nova, Ele anunciou.


Cladilson Nardino, estudante de Eng. Civil, membro da coordenação arquidiocesana da PJ de Curitiba/PR

Luis Duarte Vieira – Noviço Jesuíta e Militante da Pastoral da Juventude

Maicon André Malacarne – Padre, assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim/RS

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Semana da Cidadania e a Reforma política


A Pastoral da Juventude organiza a cada ano a Semana da Cidadania, neste ano o tema é a reforma política.É um tema que toca direto a vida da juventude porque envolve questões estruturais neste país.

  Os movimentos sociais lançaram um projeto de iniciativa popular para pedir esta reforma política. Ele consiste em uma coleta de assinaturas para alterar a lei, de modo especial, no que se refere aos financiamentos das campanhas eleitorais. Esta mudança pode alterar e muito os interesses que estão em jogo tanto no Senado como na Câmara Federal.

Esse movimento pede de todos/as nós mobilização de coleta de assinaturas. Temos que coletar mais de um milhão de assinaturas para poder fazer valer as mudanças que queremos. Por isto, convocamos a todas as pessoas para entrar na página baixar a folha de coleta de assinaturas e enviar para Centro de Juventude Cajueiro/ Centro Cultural Cara Video Rua 83 n. 361 - Setor Sul . Cep 74.083-020 - Goiânia/GO.

BAIXE AQUI A FOLHA PARA COLETA DE ASSINATURAS

Vamos organizar com os grupos que conhecemos campanhas nas portas das Igrejas. É preciso avisar com antecedência porque exige o número do título eleitoral.

É hora de mudar a cara deste país. Vamos entrar neste Rede. O STF já aprovou por mais de 6 votos. A conjuntura está favorável. Supremo discute sobre a doação de empresas para as campanhas


Uma elite perdida


imagem internet

O artigo nos provoca a pensar na diversidade da juventude. Ao contrário da juventude empobrecida, a elite está sendo formada para ausência de limite, não respeito as leis. E esta mesma elite que cobra leis duras para os/as adolescentes empobrecidos/as.O artigo foi enviado por Rezende Bruno, vale a pena ler e discutir com outras pessoas que acompanham e estudam a condição juvenil.Eis o artigo:
As formaturas de arromba do ensino médio são um retrato dos pais que não dizem “não” aos filhos

Ruth de Aquino, ÉPOCA
22/04/2014  

Como reagem os pais quando o filho adolescente conclui o ensino médio e exige uma festa de arromba que custa R$ 3.567 por cabeça? A megafesta dura sete horas, começa às 23 horas e, além de bebida alcoólica a rodo e uma UTI móvel, conta com shows que podem variar de Valesca Popozuda e Mr. Catra a outros tão edificantes quanto.

Será assim a confraternização de 246 alunos que se formarão no ensino médio do tradicional Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O que fazem os pais? Eles pagam e aprovam.
A elite brasileira perdeu o rumo? Serão esses pais os mesmos que se escandalizam com o Congresso, os políticos, os mensaleiros e a Petrobras? Essas “festas de gala” são promovidas pela empresa Forma Ideal Obah, que domina no Rio o mercado de formaturas do ensino médio.
Ela se gaba de “reinventar” a colação não só do Santo Inácio, mas de colégios como Santo Agostinho, São Bento, São Vicente de Paulo, Cruzeiro, Pedro II, Corcovado, Ceat, Escola Parque, Escola Naval e PH. Uma conta básica sugere que a empresa receberá dos alunos do Santo Inácio quase R$ 900 mil para organizar “a concretização de um sonho”, como dizem no site.
O contrato tem 20 páginas. Não assinar significa manter o filho à parte da Festa (com maiúscula) e de churrascos, promovidos pela Forma Ideal Obah como ensaios para a apoteose de dezembro. Os alunos ajudam a cobrir os custos, vendendo, em nome da empresa, 1.500 convites extras a R$ 300 cada. Organiza-se um mutirão para ajudar a Forma Ideal Obah a arrecadar mais R$ 450 mil. Sensacional.

Houve divergências no Santo Inácio. Uma minoria lúcida de pais foi contra a festa, por achar tudo absurdo. Mais que o preço, o formato, o objetivo. Que mensagem de desperdício a festança transmite a esses adolescentes, num Brasil em que só 54% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, segundo pesquisa do IBGE do ano passado? Pouco mais da metade! Mais um dado alarmante: 59% de nossos jovens entre 18 e 20 anos não tinham concluído o ensino médio em 2013, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Quem conclui o ensino médio em nosso país, portanto, já faz parte de uma elite. É sobretudo nessa fase que se formam cidadãos conscientes. Ou não. Pergunto aos pais dos alunos do Santo Inácio: o que poderia ser feito com R$ 3.567? Eles aprovam por quê? Não sabem dizer “não” ou acham lindo?

Tentei falar com a direção do colégio, não fui atendida. A assessoria de comunicação afirma que a participação dos pais na comissão de formatura foi um pedido do Colégio Santo Inácio às famílias dos formandos, devido à polêmica causada por algumas atrações dos shows de 2012, consideradas “inadequadas e irreverentes demais para adolescentes”. O Santo Inácio diz não ter vínculo nenhum com a empresa ou a festa.

Além dos funkeiros brasileiros, já vieram ao Rio para formaturas DJs como o português Pete Tha Zouk (CSI), o espanhol Sak Noel e o americano Sex Panther. Uma das maiores vantagens, dizem os adolescentes, é “bebida liberada... porque não existe formatura sem bebida”. Esse detalhe já rendeu casos de coma alcoólico, segundo relatos de pais.
Tive acesso ao contrato assinado pelos pais dos formandos do Santo Inácio, a maioria menor de idade. A festa providencia dois médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, UTI móvel completa “para remoções de quadro grave” e equipe de primeiros socorros visando “a preservação da vida”.

No item “bebidas” do contrato: Open Bar, com cerveja Antarctica Original, Bud­weiser ou Heineken, Bacardi Big Apple, Tequila, Jaggermeister e Santa Dose, espumante Ponto Nero, Vodka Ciroc, drinques, caipivodcas de frutas diversas e energético Red Bull. A Forma Ideal Obah promete “reposição de todas as bebidas até o fim da festa”. O bufê café da manhã é servido a partir das 5 horas da manhã. A decoração custa R$ 150 mil. Os familiares pagam convites extras e só podem ficar nos camarotes no 2º e 3º andares.

As imagens só podem ser feitas por fotógrafos oficiais da empresa I Hate Flash. Cada foto custará R$ 22 aos formandos. Os vídeos serão editados pela After Movie. Há ainda uma área VIP, com “os seguintes itens adicionais”: Vodka Belvedere, cerveja Stella Artois, bufê japonês. Me senti bêbada só de ler o contrato até o fim.

Senhores pais – que um dia comemoraram o fim de seu ensino médio com uma cerimônia emocionante e inocente, um sundae com calda de chocolate, um beijo de parabéns de pai e mãe e talvez uma viagem para os mais abastados – , todo esse sonho vendido pela Forma Ideal Obah é uma roubada. Retrato de um país desigual, sem valores e sem educação. Delírio de uma elite perdida.
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quarta-feira, 9 de abril de 2014

Curso virtual - El camino del grupo de joven





 El Centro de Juventud Cajueiro junto con otros grupos, ofrecen el curso virtual, enseñanza a distancia.

La plataforma que se parece a la de las Redes Sociales (publicar comentarios y gustar) los textos, videos, músicas y, las aulas sobre el tema que está siendo estudiado. Es muy fácil participar.

El curso de formación de líderes está organizado a partir de la colección “En el camino del grupo de Jóvenes”, por eso se recorren seis campamentos pasando por lugares bíblicos inspiradores, vinculados a la dimensión y a los procesos de la formación Integral descrita en el marco de referencia de la PJ Latinoamericana: Civilización del Amor – Proyecto y Misión. El séptimo lugar bíblico, Cafarnaún, será para el envío del proyecto de intervención en la realidad de la juventud local y para la evaluación.

1) Belén – el proceso de la creación de grupo y su importancia

2) Nazaret – el proceso de personalización y proyecto de vida

3) Betania – el proceso de integración, ecuménico e cultural

4) Samaria – el proceso de evangelización – aproximarse de Jesús

5) Jerusalén – el proceso de concientización – funcionamiento de la sociedad.

6) Emaús – el proceso de capacitación – metodología

7) Cafarnaún – el proyecto final sobre la misión y evaluación del curso.

Las personas que están participando en la producción de los contenidos: Lourival Rodrígues da Silva, Carmem Lucia Teixeira, Hna. Katiuska Serafín (sjt), Alessandra Miranda, José Ivaldo, Eder D´Artagnan, Vanildes Gonçalves dos Santos, Padre Hilario Dick (sj).

El curso de formación está organizado de modo virtual, á distancia, pero las inscripciones serán realizadas en grupo de 03 hasta 10 personas, pues el camino propone encuentros presenciales, organizados por la persona de referencia del grupo inscrito.

En la inscripción, las personas ya deben informar el nombre del grupo presencial, por eso, antes de inscribirse escojan un nombre que puede ser por localidad u otro nombre que el grupo prefiera.

Estos grupos pueden ser organizados por unidad – parroquia, escuela, pastorales o Diócesis. Personas que consigan encontrarse periódicamente durante el curso. En la plataforma, el grupo estará en la misma sala de foro, así podrán encontrarse virtualmente y elaborar el proyecto final juntos.

Como participar: Haga su inscripción en la plataforma – Cajueiro virutal

HAGA CLICK AQUI Y REALICE SU INSCRIPCIÓN 

Son tres grupos en español con 120 cupos y 7 grupos en portugués con 280 cupos.

Tiempo de duración: 6 meses

Inicia el día 20 de mayo de 2014 y finaliza el día 20 de diciembre de 2014.

Al finalizar el curso tendrá certificado. Los requisitos para recibirlo son: 60% de participación con comentarios en las aulas y en los textos complementarios; entrega del diario de viaje al final de cada ruta; y, entrega, hasta el 15 de diciembre de 2014, del proyecto de intervención que será elaborado en el último módulo.

Criterios para participar: jóvenes y adultos que tengan por lo menos un año de camino en el grupo de jóvenes. El curso está pensado para colaborar con la coordinación y asesoría, con los procesos de acompañamiento a los grupos. En la plataforma, cada grupo tendrá máximo dos personas como facilitadores.

Valor del curso por los seis meses: US$ 55,00 dólares pagos en la tarjeta de crédito y puede ser en cuotas. No habrá devolución del dinero en caso que la persona abandone el curso.

Becas de estudio: estamos creando un fondo de becas. Les pedimos conseguir personas que deseen apoyar la formación de jóvenes. En la medida que consigamos organizarnos, podremos ofrecer becas por porcentajes del valor. Los pedidos de beca serán enviados para virtual@cajueiro.org.br para análisis de las posibilidades.

Las inscripciones serán hasta el día 15 de mayo. PRORROGADA.


HAGA CLICK AQUI Y REALICE SU INSCRIPCIÓN


Inicio de las aulas día 20 de mayo y van hasta el día 20 de noviembres de 2014

Para mayores informaciones: virtual@cajueiro.org.br







Imagen de divulgación – Aurélio Fred

Inscrições abertas para curso virtual sobre o grupo de jovens


PRORROGADA INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 15/05.

O Centro de Juventude Cajueiro em parceria com outros grupos oferecem o curso virtual, ensino à distância.
A Plataforma que se aproxima da Redes Sociais (postar comentários e se pode gostar/curtir) dos textos, vídeos, músicas, e, as aulas sobre o tema em estudo. É muito fácil de participar.

O curso de formação de lideranças está organizado a partir da coleção "Na Trilha de Grupo de Jovens", por isto, percorrem-se seis acampamentos  passando por  lugares Bíblicos inspiradores vinculados à dimensão e aos processos da Formação Integração que estão descritos no marco de referência da PJ Latino Americana: Civilização do Amor – Projeto e Missão. O sétimo lugar bíblico Cafarnaum será para o envio do projeto de intervenção na realidade da juventude local e para avaliação.

1)    Belém – o processo de criação do grupo e sua importância
2)    Nazaré - o processo de personalização e projeto de vida
3)    Betânia – o processo de integração, ecumênico e cultural
4)    Samaria – o processo de evangelização – aproximar-se de Jesus.
5)    Jerusalém – o processo de conscientização – funcionamento da sociedade
6)    Emaús – o processo de capacitação – metodologia
7)    Cafarnaum –   o projeto final sobre a missão e avaliação do curso.

As pessoas que estão envolvidas na produção dos conteúdos: Lourival Rodrigues da Silva, Carmem Lucia Teixeira, Ir. Katiuska Serafin, sjt, Alessandra Miranda, José Ivaldo,  Vanildes Gonçalves dos Santos, Hilário Dick, sj.

O curso de formação está organizado de modo virtual, à distância. Porém,
 as inscrições serão feitas em grupos de 03 até 10 pessoas,  pois o caminho propõe encontros presenciais, organizados pela pessoa de referência do grupo inscrito

 No ato da inscrição os inscritos já dizem o nome do grupo presencial, por isto, antes de inscrever-se escolham um nome que pode ser por localidade ou outro nome que o grupo escolher.

Estes grupos podem ser organizados por unidade – paróquia, escola, pastorais ou diocese. Pessoas que consigam se encontrar periodicamente durante o curso. O grupo ficará na mesma sala de fórum. Assim pode se encontrar virtualmente. Também podem elaborar o projeto final juntos.


Como participar: Faça sua inscrição na plataforma – cajueiro virtual 
CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO 
Serão três turmas em espanhol com 120 vagas e 7 turmas em português, 280 vagas.
Tempo de duração – 6 meses
Inicia no dia 20 de maio de 2014 e finalizando no dia 20 de novembro.
Ao finalizar, o curso terá o certificado.  Os requisitos para recebê-lo são:  presença de 60% com comentários nas aulas e nos textos complementares, com entrega do diário de bordo ao final de cada rota e o projeto de intervenção a ser preparado no último módulo. E entregue até o dia 15 de dezembro de 2014.
Critérios de participação – jovens e adultos/as que tenham pelo menos 1 ano de caminhada. O curso está pensado para colaborar com coordenação e assessoria, processos de acompanhamento aos grupos. Cada turma terá até duas pessoas como facilitadoras.
Valor do curso pelos seis meses– R$ 120, 00 por pessoa pago em cartão de crédito e pode ser parcelado.  Quem optar pelo boleto bancário (somente Brasil) será em uma parcela. Não haverá devolução do valor em caso de desistência.

Promoção - em cada grupo de 5 pessoas a 6 é grátis. Organize o grupo.
Bolsa de Estudo – estamos criando um fundo de bolsas. Pedimos conseguir pessoas que desejam apoiar a formação de jovens. Na medida que organizamos podemos oferecer bolsas por porcentagem do valor. Os pedidos serão enviados para virtual@cajueiro.org.br para análise das possibilidades.
 Inscrições irão até do dia 10 de maio
CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO 

Início das aulas dia 20 de maio e vão até dia 20 de novembro de 2014.
Maiores informações: virtual@cajueiro.org.br

imagem de divulgação - Aurélio Fred