terça-feira, 30 de abril de 2013

Redução da maioridade penal: uma proposta falaciosa. Entrevista especial com André Luís Callegari


“Na América Latina, quando índices de criminalidade de um determinado delito aumentam, a primeira solução do legislador não é verificar o que está acontecendo, mas dar uma resposta ao clamor social”, lamenta o advogado.
Confira a entrevista.
Foto: http://www.teresasurita.com
Reduzir a maioridade penal para acabar com a violência “é uma falácia”, diz André Luís Callegari à IHU On-Line. Segundo ele, a proposta não é fundamentada empiricamente e a aprovação da maioridade penal “seria uma mera transferência física do lugar de cumprimento da pena. Transferiríamos fisicamente os menores da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FASE para o Presídio Central”, adverte em entrevista concedida por telefone.
Na avaliação dele, a discussão sobre a redução da maioridade penal apresenta algumas preocupações, e entre elas está a criação de casas prisionais para jovens menores de 16 anos. “Por um sistema biológico que o Código Penaladota, consideramos que nessa fase de 16 anos, embora o jovem tenha o direito civil de votar, ele não atingiu a maturidade plena. O que fariam os outros presos em relação a esse jovem? Todo esse aspecto social tem que ser avaliado porque nós não temos, dentro do sistema prisional, as condições de separarmos os presos primários, aqueles que estão ingressando, e os presos provisórios, que estão lá no sistema presos por uma decretação de uma prisão preventiva para uma investigação, dos presos condenados”. E conclui: “A minha pergunta sociológica é: Será que estamos fazendo bem ou mal ao reduzir a maioridade penal? Não estaremos colocando em contato com pessoas de alta periculosidade jovens que ainda têm uma chance de recuperação?”

Reunião da Pastoral da Educação na Diocese de Goiás

Hoje dia 30 de abril aconteceu a reunião da Pastoral da Educação no Centro Pastoral Luis Ório. Os temas tratados são as atividades realizadas pelos agentes na Diocese, os cursos oferecidos de pos-graduação em catequese e Bíblia. Será realizado nos dias 17 a 19 de maio, no Centro Jesus Crucificado, o encontro da Pastoral da Educação do Regional.
álbum de fotos - Marli

Ofício Divino da Juventude. Como preparar as músicas de aberturas?



Cultivar a espiritualidade que anima a caminhada com roteiros ou com ritos que nos colocam em sintonia com o Deus de Jesus. Uma espiritualidade que une fé e vida. Uma espiritualidade alimentada na história do povo do Deus.Este é o objetivo do Ofício Divino da Juventude. O seu grupo já etá usando?
O CAJUEIRO está responsável pela distribuição do Ofício Divino da Juventude edo roteiro para a capacitação e as músicas para aprender, capacitar as pessoas que irão usar o material.
Agora estamos oferecendo no canal do youtube algumas aberturas. Acesse o link abaixo e passe a fazer parte desta comunidade.
MUSICAS DE ABERTURA - ODJ

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude do Regional da CNBB - Sul 1


Aconteceu nos dias 26 a 28 de abril de 2013 na cidade de Itapetininga/SP a reunião Ampliada da PJ do Regional Sul 1. Participaram 90 pessoas de quase todas as dioceses do Estado de São Paulo. O tema da reunião foi aprofundamento do processo da Assembleia. Estudo da realidade juvenil apontou vários desafios para a ação pastoral junto aos jovens.
Cuidar da vida da juventude! Esta é a tarefa da Pastoral da Juventude e por isto, olhar para a realidade da juventude - educação, trabalho, cultura, violência.... Perceber os caminhos e as parcerias a serem feitas para  garantir a vida da juventude.
Retomar os princípios assumidos para em assembleia para uma ação conjunta, avaliar o que temos, projetar o que queremos. Jovens e adultos/as que se dedicam nesta missão de cuidar da vida retomaram para suas casas, seus trabalhos... para viver a tarefa de construir o Reino de Deus.
Estiveram na assessoria - Alex Pierro, Renato e Magi. Carmem Lucia Teixeira do CAJUEIRO.
foto - Fernando Diegues.
Registro fotográfico da reunião_Carmem
Album_rafael

sexta-feira, 26 de abril de 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Carta a uma professora de Educação



Bruno Ramos, especializando em juventude, da 7a. turma de posjuventude da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude nos enviou um texto muito bom, porque provoca o pensamento. O texto é uma carta de Rodrigo para uma professora de Educação. Ele fala da relação do Educador/a e do modo de olhar o adolescente e seu processo de aprendizagem. O texto provoca pensar a relação do sujeito no processo de aprendizagens a partir dos interesses e da relação com o cotidiano em seu processo e em suas relações.

carta a professora de educação

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Internação compulsória e a redução da maioridade penal: criminalização da pobreza e da juventude


Sérgio Botton Barcellos
Pesquisador e doutorando no CPDA/UFRRJ. Assessor voluntário de movimentos sociais
Adital


O tema da internação compulsória e da redução da maioridade penal está sendo pautado de forma intensiva pelo governo do Estado de São Paulo, desde janeiro desse ano, quando efetivou uma ação conjunta entre o Judiciário e o Executivo, com médicos, juízes e advogados, colocando a internação compulsória com pauta na agenda pública. Ao mesmo tempo, na semana passada o governador Geraldo Alckmin esteve pessoalmente durante a sessão que aprovou o Estatuto da Juventude, para também dar entrada junto com outros senadores ao projeto de lei para a redução da maioridade penal, defendendo penas mais rígidas para menores infratores e punições mais severas para os/s jovens que cometerem delitos graves(1).
Nesse embalo os senadores estão dando andamento à tramitação do projeto de lei que trata da internação compulsória de dependentes químicos e traficantes de drogas já presos que sejam viciados. O projeto com relatoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), prevê que a decisão do tratamento pode ser imposta ao usuário de droga por decisão judicial. Esse projeto foi aprovado no dia 10 de abril na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria ainda vai tramitar nas comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto aprovado, em forma de substitutivo ao projeto de lei original - PLS 111/2010 - prevê que o juiz, com base em um laudo emitido por comissão técnica, poderá encaminhar os dependentes químicos e traficantes viciados em drogas no território nacional, para tratamento especializado e, se necessário, à internação compulsória. Continue lendo clic no link abaixo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre Juventude

Aconteceu hoje no dia 23 de abril uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa organizada por Karlos Cabral e Mauro Rubem. O CAJUEIRO esteve presente na defesa das políticas públicas e na luta pela vida dos/as jovens.
Lourival, Edina e Sérgio estiveram na audiência Pública. Nesta ocasião foi criada uma Frente Parlamentar de defesa da vida da juventude em Goiás com a presença da Secretária Nacional de Juventude Severine Macedo.
O CAJUEIRO defende as políticas públicas de juventude.

Oficina no Colóquio sobre Direitos Humanos - Juventudes Negras


Realizou-se hoje na PUC/Goiás uma oficina com o tema: Juventudes Negras. Com a assessoria de Carmem Lucia e Érika Santos e a presença de 50 jovens estudantes universitários. O debate gerou em torno do que é ser jovem hoje. Como é ser jovem em Goiânia? Como é ser jovem negro? O debate foi motivado por músicas e vídeos. Os/As jovens trouxeram preocupações com o preconceito, com o extermínio, com a história e a construção da identidade do Brasil. Também, situaram o debate dentro da ideologia do racismo presente na sociedade brasileira.
O grupo avaliou que o espaço para o debate foi rico e que tratou das questões que são centrais para entender a sociedade.

Lançamento: 7 Vivenciais celebrativos - na Mística de Nazaré


O CAJUEIRO - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa lança o livro virtual 7 vivenciais celebrativos - na Mística de Nazaré de autoria de João Paulo Pucinelli. 
O livro é parte de uma coleção sobre a Mística dos lugares bíblicos. Neste livro João Paulo nos convoca para celebrarmos em Nazaré. Fazer uma experiência de Jesus de modo a provocar um encontro pessoal com o Mestre. 
O autor, João Paulo, jovem, militante dos direitos humanos, participa do Centro de Direitos Humanos Padre João Bosco Burnier - Casa da Juventude, participa da Rede Ecumênica, do CEBI e do CAJUEIRO. 
Para você ter acesso ao material basta clicar no link abaixo.
7 VIVENCIAIS CELEBRATIVOS -NA MISTICA DE NAZARÉ
Este material é de distribuição gratuita. Um serviço à vida da Juventude organizada em grupos de pastorais.

domingo, 21 de abril de 2013

Redução da maioridade penal é linchamento



O crime cometido recentemente por um jovem na cidade de São Paulo – o assassinato de um estudante cometido por um ladrão que estava às vésperas de completar 18 anos de idade – provocou forte comoção, recolocou na pauta da mídia conservadora o debate sobre a redução da maioridade penal (que a Constituição fixa em 18 anos de idade), e teve uma resposta oportunista do governador tucano de São Paulo Geraldo Alckmin, que apresentou ao Congresso Nacional um projeto que prevê punições mais duras para jovens que cometam crimes.

Ninguém pode ignorar que a delinquência juvenil é um grave problema. Seu enfrentamento provoca polêmicas e envolve desde o clima emocional decorrente de crimes brutais, como o ocorrido em São Paulo, até convicções políticas e ideológicas daqueles que se envolvem no debate.

A percepção popular da gravidade da questão fica evidente nas pesquisas de opinião feitas em ocasiões de forte comoção. A mais recente, feita na cidade de São Paulo logo depois daquele crime, mostrou que 93% dos paulistanos são favoráveis à redução da maioridade penal. Há entre eles um número considerável (9%) para quem o ideal seria reduzir para 12 anos de idade!  (Clic no link para ler todo artigo...)

Audiência Pública na Assembleia Legislativa - Juventude


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pesquisa realiza sua 2a Reunião de Estudo e Pesquisa sobre a Condição Juvenil em Goiás

Reunião mensal do grupo de pesquisa "Condição Juvenil em Goiás" - nesta reunião preparamos os Seminários de estudos, sendo o primeiro, seminário no dia 16 de maio para refletir sobre o tema pesquisação e representação social e, o segundo, será nos dias 21 de junho, tarde e noite e no dia 22 de junho pela manhã para refletir Juventude: Violência, Educação e Religião, ambos na Faculdade de Educação. Tivemos, ainda, alguns encaminhamentos da pesquisa: os elementos metodológicos da pesquisa que será realizada nas escolas publicas de Ensino Médio e EJA nas cidade com maiores índices de violência contra os jovens em Goiás: Luziânia,  Goiânia, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Esta pesquisa tem o apoio da FAPEG. Será realizada pela parceria -  CAJUEIRO - Centro de Formação Assessoria e Pesquisa em Juventude e a Faculdade de Educação/UFG.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

93% de São Paulo quer a redução da maioridade penal. E daí? (texto publicado na Adital)

Uma reflexão sobre a pesquisa: 93% de São Paulo quer a redução da maioridade penal e daí?

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta (17), mostra que 93% dos moradores da capital paulista concordam com a diminuição da idade legal a partir da qual uma pessoa possa responder por seus crimes para 16 anos. Ao todo, 6% são contra e 1% não soube responder. Dos que são favoráveis à redução, 35% concorda que a idade seja rebaixada a uma faixa de 13 a 15 anos e 9% até 12 anos.
Confesso que fiquei surpreso. Não com os 93% – uma vez que a pesquisa aconteceu dias depois do assassinato de um jovem de 19 anos, durante um roubo de celular, por outro que estava a três dias de completar 18 e, portanto, não pode se imputado como maior de idade. O que me surpreende, de verdade, é termos 6% de pessoas em São Paulo que não se deixaram levar pela histeria coletiva nesse momento de emoção a flor da pele. Se está entre os 6%, parabéns! (clic e continue lendo...)
Senado aprova Estatuto da Juventude

O Senado aprovou no dia 16 de abril o texto do Estatuto da Juventude com algumas restrições de meia de modo especial para os mega eventos que acontecem no Brasil nos próximos anos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013


Entidades planejam Tenda dos Mártires na Jornada Mundial da Juventude


Estiveram reunidos nos dias 04 e 05 de abril na sede da Cáritas Brasileira, em Brasília/DF, representantes da Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Franciscana (JUFRA), Cáritas Brasileira, Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Cajueiro, Pastoral da PUC/RJ e a Irmandade dos Mártires da Caminhada. 

A reunião teve o objetivo de planejar, articular e sistematizar a proposta da Tenda dos Mártires: Juventudes e Profecias, que acontecerá no período de 23 a 26 de julho na cidade do Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude.

Num primeiro momento foi feito um levantamento das expectativas, desejos e sonhos para essa tenda em parceria com a organização da Presença Franciscana na JMJ, visualizando os espaços onde serão construídas as atividades e reflexões propostas por essas entidades.

O desejo do grupo convergiu para um trabalho coletivo de marcar uma proposta de uma igreja jovem, profética, missionária, orante e martirial, aberta aos grupos e diversidades juvenis. Fazer a memória dos Mártires e da vida das juventudes ajuda a pensar na luta pelos direitos, justiça e paz.

O lançamento da programação da Tenda dos Mártires: Juventudes e Profecias será no dia 30 de abril, onde as entidades irão divulgar as atividades previstas.

Para maiores informações e parcerias: tendadosmartiresjmj@gmail.com