sábado, 30 de março de 2013

Pela vida seguimos... Em torno do Ressuscitado!



  O caminho pra Jerusalém que temos percorrido com a juventude e com Jesus é um
caminho que nos leva a optar sempre pela vida. Seguir com Jesus para Jerusalém nos provoca
a uma necessária opção pela vida. Este caminho nos levou a chegar e viver Betânia durante
2013. Betânia igualmente nos provoca a opção pela vida. A páscoa de Jesus nos faz crer que a
cruz não tem a última força e a última palavra. Somos testemunhas do Ressuscitado e somos
enviados a viver uma vida de Ressuscitados, a sermos comunidades, grupos de jovens que se
reúnem por causa do e em torno do Ressuscitado. Em tempos de papa Francisco, dos 40 anos
da Pastoral da Juventude do Brasil e do nascimento da CAJU Assessoria, renovamos nossa fé
na Ressurreição.
  Sabendo primeiro da doença e depois da morte de seu amigo  Lázaro,  Jesus chora e
segue para Betânia. Depois, sabendo da morte, Ele se coloca a caminho para vencer a morte,
para que ela não tenha a última palavra. Em Betânia Ele não se importa com o mau cheiro e
com as reações das pessoas quando Ele pede pra abrir o túmulo. Confiante no Pai, Ele enfrenta
a morte e a vence. Sua ação é para a vida. Sua opção é pela vida. Com isso, Lázaro tem sua vida
restituída.
  Nesse mês, celebramos a festa maior para os cristãos e cristãs. Celebramos a Páscoa.
Celebramos a vitória definitiva da vida sobre a morte, em Jesus Cristo. Celebramos o mistério
central que nos reúne e nos envia na construção do Reino. Celebramos a Aliança definitiva. 
  Em Betânia contemplando a ação de Jesus para restituir a vida de seu amigo. E neste
mês celebrando a Páscoa somos chamados/as a individualmente e como Pastoral da
Juventude a reafirmar nossa opção pela vida. Somos convidados/as a reafirmar a aliança que
fizemos com a juventude, pela vida da juventude. Queremos isso? Quais ações, neste tempo de
revitalização e de caminho para Jerusalém, somos chamados/as a fazer para que a vida da
juventude seja respeitada, garantida e seja sempre vida plena, abundante e feliz?
  Betânia, na morte de Lázaro era uma realidade marcada pela morte, pela dor. Com a
ação de Jesus se tornou lugar de vida. Quais realidades juvenis em nossa América Latina e na
nossa realidade mais concreta (pé no chão!) devem deixar de ser realidades de morte e devem
se tornar realidades de vida com a ação da Pastoral da Juventude? Onde devemos ir? Onde
devemos estar para que a vida seja garantida e a morte não tenha a última palavra?
  Betânia nos envia na direção da vida e do compromisso com a vida. Aceitamos esse
convite?

Desde Betânia, sintamos o perfume que gera vida, que vence a morte de tanta juventude.
Exalemos esse perfume por todos os cantos...


Pe Maicon André Malacarne e um amigo da juventude.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Formação em Escola Pública de Santa Bárbara


Aconteceu no dia 27 de março uma formação sobre o tema Juventude, com a participação de 120 pessoas, educadores e educandos, adolescentes, jovens e adultos. A conversa com as pessoas, partiu dos sonhos, desejos dos participantes, do conceito de jovens que trazem, depois, da análise destes dados, e uma conversa sobre os óculos que estamos utilizando para olhar para a juventude. Tratou do tema da escuta dos jovens, desde os seus lugares, de acolher a juventude com suas necessidades vitais, respeitar as suas escolhas. Daniel um jovem participante dizia que para mudar a realidade em Santa Bárbara e construir outros mundo necessário é necessário que as famílias escutem os jovens, que as escolas escutem os jovens... Os jovens precisam de pessoas que escutem para ajudar nas decisões.
Estiveram nesta assessoria pelo CAJUEIRO, as educadoras Carmem Lucia e Maria das Graças.

quinta-feira, 28 de março de 2013

El camino apunta para Betania



“Seis días antes de la Pascua, Jesús fue a Betania.
María trajo como medio litro de un aceite perfumado de nardo
y ungió con él los pies del Señor”
(Jn 12, 1.3)

         Somos Iglesia Joven. Somos Pastorales de la Juventud. Somos el Pueblo de Dios. Somos seguidores(as) de Jesús. Y como Pueblo de Dios estamos a camino. Estamos a camino siguiendo a Jesús. Estamos a camino, asumiendo la vida de la juventud en la perspectiva del discipulado y de la misión. Estamos a camino en el compromiso con la vida de la juventud. Estamos a camino en el deseo de revitalizar y fortalecer la acción eclesial/pastoral con los(as) jóvenes.
         Desde el suelo de nuestra Patria Grande – América Latina, seguimos en la fidelidad al proyecto de Jesús y a los(as) jóvenes. Este caminar rumbo al Horizonte ya recorrió un largo camino a través de muchos años en los cuales la Pastoral de la Juventud sirvió y sirve a los(as) jóvenes. Este caminar tiene marcas profundas en nuestra Latinoamérica y en la vida de la juventud. Este camino que busca construir en el aquí y ahora la Civilización del Amor, en los últimos años nos llevó a optar para ir a Jerusalén con Jesús y con los(as) jóvenes. Junto con Él seguimos decididamente hacia Jerusalén.
         El camino para Jerusalén, en fidelidad a la voluntad del Padre, es un largo camino. Camino de discipulado y misión. Camino de servicio, escucha y discernimiento. Camino de compromiso y Causa. Camino de aprendizajes y de donación. Por eso, con los(as) jóvenes y con Jesús salimos de Emaús, pasamos por Belén, residimos en Nazaret y ahora llegamos a Betania.
         Betania, casas de los pobres. Casa de los(as) amigos(as). Casa de la escucha. Casa del silencio, del llanto, del dolor. Casa del compartir. Casa del cuidado. Casa de humanidad. Casa de resurrección. Casa del dar la vida, del rescatar la vida. Casa de ir al encuentro. Casa del amor y de la donación. Casa de la unción y del envió. Casa del cultivo y del alimento para la misión. Casa del festejar la vida. Casa del comer y beber. Casa del desafío. Casa que exhala perfume. Casa de la valentía y la profecía. Casa que nos inquieta y desafía. Casa del enfrentar el mal olor y la podredumbre en el compromiso con la vida. Casa…
         Betania es la casa que nos acoge y recibe. Es la casa que nos envía. Es la casa que queremos habitar con Jesús y con los(as) jóvenes en este camino del compromiso con el Reino, rumbo a Jerusalén. Casa donde nos encontramos con el Señor y con los(as) jóvenes en este año 2013. Casa que nos envía, fortalece en el amor y en el servicio a la juventud.
         Casa que no acoge en este tiempo. Casa que nos fortalece y nos provoca a fortalecer la opción preferencial por los(as) jóvenes, por los pobres. Casa que nos motiva e inspira en este año de la Campaña de la Fraternidad sobre la juventud. Casa que nos provoca y nos alimenta en este año de la Jornada Mundial de la Juventud. Casa que nos fortalece y nos envía en el amor y en el servicio a los(as) jóvenes de nuestro Continente.
         Queremos reflexionar, pensar y rezar sobre esa Casa, esas Casas… sobre Betania. Al inicio de este camino somos provocados por la realidad que nos interpela. La CAJU, la Casa de la Juventud Padre Burnier, Instituto de formación, investigación y asesoría en Juventud, que durante 29 años prestó un gran servicio a la juventud y a la Pastoral de la Juventud, cerró. De los 28 cursos y servicios prestados, este año funcionaran solamente 5. Es una Betania que se cierra para muchos jóvenes. Es una Betania que marcó nuestras vidas y la vida de millares de jóvenes y asesores(as) que por allí pasaron o tuvieron contacto a través de muchos materiales, folletos, formaciones, servicios y asesorías. Estamos unidos(as) a todos(as) los(as) que construyeron la historia de esa Casa, de esa Betania. Y con ellos(as) seguimos firmes en el compromiso con la vida de la juventud.
         De la misma forma, este año comenzó con una triste fatalidad. Más de 230 jóvenes murieron y otras centenas quedaron heridos(as) en un incendio en la discoteca Kiss, en Santa María/RS. Muchas vidas cortadas. Muchos sueños, proyectos de vida, deseos y vidas interrumpidas abruptamente. La Pastoral de la Juventud escribió una nota, la cual la hacemos nuestra también, dice así: “Delante de la muerte no nos podemos callar. No podemos aceptar que la muerte tenga la última palabra. Aprendemos a tener esta postura por medio del seguimiento de Jesucristo, el joven de Nazaret. Que la memoria de estos(as) jóvenes fallecidos(as) y heridos(as) nos comprometa siempre más con la vida de la juventud, en especial con los(as) que más sufren y están al margen de la sociedad. Gastemos nuestras vidas en el cuidado, en el servicio y en el amor incondicional a la juventud. En la Pascua de Cristo tenemos la certeza que la muerte no tiene la última palabra, por eso, a pesar del dolor y de la tristeza, sigamos juntos(as) en el compromiso con la vida de la juventud”. Que este año de Betania, que comienza con esta triste fatalidad, nos comprometa siempre más con la vida de la juventud. Que podamos, “a pesar del dolor y de la tristeza, seguir juntos(as), en el compromiso con la vida de la juventud”.
         Estamos unidos(as) y solidarios(as) con los(as) heridos(as) y con las familias de las víctimas. Deseamos, siempre más, gastar la vida por la vida de la juventud.
         Casa que quiere acogernos. Casa que acogió a Jesús, a sus amigos(as). Casa que acoge a los(as) jóvenes de nuestra Patria Grande. Casa que somos invitados a conocer y compartir en este año.
         ¿Vamos juntos(as) a vivir Betania, con los(as) jóvenes y con Jesús en la causa del Reino?
         Desde Betania sintamos el perfume que brota del encuentro con el Maestro y con la Juventud. Y exhalemos ese perfume de vida y esperanza por todos los lugares…

Autores:
Padre Maicon André Malacarne
Asesor de la PJ en la Diócesis de Erexim
Luis Duarte Vieira
Militante de la PJ y novicio admitido a la Compañía de Jesús

Traducción:
Katiuska Serafín Nieves sjt
Colaboradora  _ CAJUEIRO  - Centro de Formação, Assessoria e Pesquis a  

O caminho aponta para Betânia


“Seis dias antes da páscoa, Jesus foi para Betânia.
Na casa, Maria levou perfume de nardo puro e ungiu com ele os pés de Jesus”.
[João 12, 1.3]
Somos Igreja Jovem. Somos Pastorais da Juventude. Somos o Povo de Deus. Somos seguidores/as de Jesus. E como Povo Deus estamos a caminho. Estamos a caminho seguindo Jesus. Estamos a caminho, assumindo a vida da juventude na perspectiva do discipulado e da missão. Estamos a caminho no compromisso com a vida da juventude. Estamos a caminho, no desejo de revitalizar a fortalecer a ação eclesial/pastoral com os/as jovens.
Desde o nosso chão, nossa Pátria Grande - América Latina, seguimos na fidelidade ao projeto de Jesus e aos/às jovens. Essa caminhada rumo ao Horizonte já percorreu um longo caminho através de muitos anos nos quais a Pastoral da Juventude serviu e serve aos/às jovens. Essa caminhada tem marcas profundas em nossa Latino-América e na vida da juventude. Esse caminho em busca de construir no hoje e no agora a Civilização do Amor nos últimos anos nos levou a optar a ir com Jesus e com os/as jovens para Jerusalém. Com Ele seguimos decididamente para Jerusalém.
O caminho para Jerusalém, na fidelidade a vontade do Pai, é um longo caminho. Caminho de discipulado e missão. Caminho de serviço, escuta e discernimento. Caminho de compromisso e causa. Caminho de aprendizado e doação. Por isso, mesmo, com os/as jovens e com Jesus, partimos de Emáus, passamos por Belém, residimos em Nazaré e agora chegamos em Betânia.
Betânia, casa dos pobres. Casa de amigos/as. Casa de escuta. Casa de silêncio, choro, dor. Casa de partilha. Casa de cuidado. Casa de humanidade. Casa de ressurreição. Casa de dar a vida, de resgatar a vida. Casa de ir ao encontro. Casa de amor e doação. Casa de unção e envio. Casa de cultivo e de alimento pra missão. Casa de festejar a vida. Casa de comer e beber. Casa de desafio. Casa que exala perfume. Casa de coragem e profecia. Casa que nos inquieta e desafia. Casa de encarar o mau cheiro e a podridão, no compromisso com a vida. Casa...
Betânia é casa que nos acolhe e recebe. É casa que nos envia. É casa que queremos habitar com Jesus e com os/as jovens neste caminho de compromisso com o Reino, rumo a Jerusalém. Casa onde nos encontraremos com o Senhor e com os/as jovens neste ano de 2013. Casa que nos envia e fortalece no amor e no serviço à juventude.
Casa que nos acolhe neste tempo. Casa que nos fortalece e nos provoca a fortalecer a opção preferencial pelos jovens, pelos pobres. Casa que nos motiva e inspira neste ano de Campanha da Fraternidade sobre juventude. Casa que nos provoca e nos alimenta neste ano de Jornada Mundial da Juventude. Casa que nos fortalece e nos envia no amor e no serviço aos/às jovens de nosso Continente.
Queremos refletir, pensar e rezar sobre essa Casa, essas Casas... Sobre Betânia. E já no inicio deste caminho somos provocados pela realidade que nos interpela. A CAJU, Casa da Juventude Pe. Burnier, instituto de formação, pesquisa e assessoria em juventude, que durante 29 anos prestou um grande serviço à juventude e à Pastoral da Juventude, fechou. Dos 28 cursos e serviços prestados, funcionarão neste ano apenas 5. É uma Betânia que se fecha pra muitos jovens. É uma Betânia que marcou nossas vidas e a vida de milhares de jovens e assessores/as que por lá passaram ou tiveram contato através de muitos materiais, subsídios, formações, serviços e assessorias. Estamos unidos/as a todos/as que fizeram a história dessa Casa, dessa Betânia. E com eles/as seguimos firmes no compromisso com a vida da juventude.
O ano igualmente começou com uma triste fatalidade. Mais de 230 jovens foram mortos e outras centenas ficaram feridos/as em um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS. Muitas vidas ceifadas. Muitos sonhos, projetos de vida, desejos e vidas interrompidas abruptamente. A Pastoral da Juventude escreveu uma nota, que fazemos nossa. Diz a PJ e nós com ela: “Diante da morte não podemos nos calar. Não podemos aceitar que a morte tenha a última palavra. Aprendemos a ter esta postura por meio do seguimento a Jesus Cristo, o Jovem de Nazaré. Que a memória desses jovens falecidos/as e feridos/as nos comprometa sempre mais com a vida da juventude, em especial com os/as que mais sofrem e estão à margem da sociedade. Gastemos nossas vidas no cuidado,
no serviço e no amor incondicional à juventude. Na Páscoa de Cristo temos a certeza que a morte não tem a última palavra, por isso, apesar da dor e da tristeza, sigamos, juntos/as, no compromisso com a vida da juventude.” Que este ano de Betânia que começa com essa triste fatalidade nos comprometa sempre mais com a vida da juventude. Que possamos, “apesar da dor e da tristeza, seguirmos juntos/as, no compromisso com a vida da juventude.” Estamos unidos/as e solidários com os/as feridos/as e com as famílias das vítimas. Desejamos sempre mais gastar a vida pela vida da juventude.
Casa que quer nos acolher. Casa que acolhe Jesus, seus amigos/as. Casa que acolhe os/as jovens de nossa Pátria Grande. Casa onde somos convidados a partilhar e conhecer neste ano. Vamos juntos/as viver Betânia, com os/as jovens e com Jesus, na causa do Reino?
Desde Betânia, sintamos o perfume que brota do encontro com o Mestre e com a Juventude. E exalemos esse perfume de vida e esperança por todos os cantos....
Pe. Maicon André Malacarne – Assessor da PJ na Diocese de Erexim
Luis Duarte Vieira – Militante da PJ e noviço admitido à Companhia de Jesus

quarta-feira, 27 de março de 2013

Quais podridões da realidade juvenil que não temos coragem de cheirar?


“Senhor, já está cheirando mal”. João 11, 39
A caminho de Jerusalém, na causa do Reino e no compromisso com a vida da juventude, estamos com Jesus e com os/as jovens em Betânia. Betânia nos acolhe, nos envia e nos provoca.
Em tempos de conversão, tempo de quaresma, somos muito provocados/as por Betânia e por aquilo que Jesus ali viveu. A Igreja do Brasil vive intensamente o tempo da Campanha da Fraternidade que assume a juventude como temática e quer refletir sobre Fraternidade e Juventude. Nesse sentido, desde a casa de Betânia, temos a certeza que a Campanha é algo que deve nos converter a todos, e também a Igreja. É tempo de olharmos para a realidade juvenil com mais profundidade, com mais sensibilidade, para além de querermos “mais jovens na missa”. José Lisboa Moreira de Oliveira, em artigo recente para a Revista IHU (Instituto Humanitas Unisinos) mexe numa ferida podre que é de todos nós: “querem apenas jovens drogados espirituais que estejam tão ocupados com as ‘coisas de Deus’, a ponto de não enxergarem a realidade. Jovens que não leiam os sinais dos tempos. Querem jovens que não saibam perceber a vontade e a ação de Deus no meio das contradições da história humana. Neste momento em que se percebe na Igreja Católica um vazio de autoridade, no senso evangélico da expressão (Mc 1,22), e a presença de um autoritarismo anti-evangélico terrificante e desumano (1Pd 5,3), é hora de realizarmos uma Campanha da Fraternidade mais séria.”
Sabendo da morte de Lázaro, Jesus se coloca a caminho. Comove-se. Chora. Jesus age para que a vida seja respeitada e garantida. No caminho, Jesus se depara com uma situação delicada. Já se vão quatro dias desde a morte de seu amigo. E como tal, o corpo já está em decomposição e cheira mal. Quando Jesus pede para que abram o túmulo ele é avisado: “Senhor, já está cheirando mal.” Mesmo sabendo disso, Jesus insiste para que a pedra seja retirada. A podridão e o mau cheiro não impediram Jesus. Nada impediu ação de Jesus para a restauração da vida.
Em tempos em que estamos a caminho de Jerusalém com Jesus e com os/as jovens. Em tempo de quaresma que deseja provocar sempre mais nossa conversão para seguirmos cada vez mais fiéis a Jesus e a seu projeto do Reino. Em tempos de Campanha da Fraternidade sobre juventude. Em tempos que nos aproximamos da Jornada mundial da Juventude que será celebrada no Brasil. Em tempos de revitalização da PJ. A atitude de Jesus, em Betânia, nos convoca a refletirmos sobre as podridões do mundo juvenil que não podemos deixar de cheirar.
Quais as realidades juvenis de nossa América Latina estão podres? Quais realidades estão cheirando mal? Quais podridões e realidades que ainda não nos dispusemos a ver? Quais realidades juvenis sabemos, mas preferimos fazer de conta que não sabemos? De quais realidades e lugares juvenis temos fugido? Ou ainda poderíamos mudar o movimento da pergunta: Que podridões, em todos os sentidos, são oferecidas a juventude? Violência. Morte. Drogas. Prostituição. Acidentes. Racismo. Desemprego. Banalização do corpo. Consumismo. Hedonismo. Isso tudo cheira mal e há quem queira desviar o olhar, o corpo, o nariz.
Atitude de Jesus diante da morte de seu amigo nos desafia a enfrentar todas as podridões do mundo juvenil em nossa América Latina para assim garantimos que a vida tenha a palavra final. Como seguidores/as de Jesus e como Igreja Jovem em nosso Continente se desejamos ser fieis ao Reino e à causa da juventude devemos encarar o mau cheiro e as diversas realidades marcadas pela podridão.
Oxalá sejamos profetas/profetizas e não tenhamos medo de encarar o podre presentes no mundo juvenil. Oxalá sigamos a atitude de Jesus. Oxalá marchemos sempre para que a vida tenham a palavra final. É isso que Betânia nos convoca neste tempo de quaresma e de Campanha da Fraternidade. Nós respondemos: “Eis-me aqui, envia-me as podridões, a todos os espaços em que a vida da juventude está em risco”.
Pe Maicon André Malacarne – Assessor da Pastoral da Juventude – Diocese de Erexim-RS

terça-feira, 26 de março de 2013

En la Mística de Betania: Caminos que generan Bien-Querer


María trajo como medio litro de un aceite perfumado de nardo muy fino y muy caro.
Ungió con él los pies del Señor y se los secó con sus cabellos.
Y toda la casa se llenó con el olor del perfume.
(Jn 12, 3)

                La Iglesia joven del Continente recorre un camino de revitalización de su acción pastoral a partir de la experiencia de Jesús en los lugares bíblicos-teológicos de Belén, Nazaret, Betania, Samaria y Jerusalén. En 2013 el lugar es Betania, espacio para reconocer con la juventud los signos de bien querer ocurriendo en la comunidad local. Esta experiencia en la Casa de los Pobres, en hebreo “Betania”, habla de la opción por los empobrecidos, de la fidelidad a la causa del Reino, del cuidado de las relaciones: de amistad, de compañerismo, de discipulado… Cuerpos empobrecidos y negados, de jóvenes prohibidos de ser y estar en el mundo, son lugares teológicos de una acción en dirección de la vida en abundancia, teniendo a Betania como referencia en el seguimiento de Jesús. Ya que estamos delante de una cultura que cosifica, subyuga y comercializa a las personas y comunidades y donde se criminaliza a la juventud como culpable por todas las enfermedades de la sociedad, el seguimiento de Jesús nos apunta para una vuelta al cuerpo personal-comunitario de personas y grupos, para reconocer en él la dignidad de la vida, la cultura juvenil y popular en la construcción del Bien Vivir.

Toda la casa se llenó con el olor del perfume
                En las comunidades de Juan, antes de los relatos de la Pascua-Resurrección de Jesús, la comunidad cuenta que Jesús estaba con su amigo Lázaro y sus hermanas Marta y María, comiendo juntos en la mesa, en Betania (Jn 12, 1 – 11). La comunidad evangélica tiene la preocupación de marcar la relación de cada uno(a) en el texto, es decir, los movimientos de opresión-liberación, que la trama va generando. Un relato semejante está descrito en Mateo 26, 6 – 7. No obstante, para esta comunidad de Mateos sólo era importante informar sobre la presencia de Lázaro y de una mujer sin nombre. El relato de Juan continua contando sobre la actitud de María, que comienza a ungir los pies de Jesús y después secó los pies con el propio cabello. En una referencia poética, la comunidad evangélica escribe: “Y toda la casa se llenó con el olor del perfume”. La comunidad concluye el texto presentando un conflicto que seguirá hasta el martirio de Jesús.
                Al proponer el bien querer, el cuidado, la unción con perfume muy caro que llena la casa con su olor, hay un quiebre con la cultura patriarcal judía, estableciendo una relación de cuidado y encuentro de cuerpos. María, en su actitud de cuidar a Jesús, rompe la barrera cultural entre su cuerpo de mujer-virgen (es decir, sin marido – el texto no hace referencia a la presencia de otro hombre a no ser Lázaro), y el cuerpo de aquel hombre. Esta tarea de ungir los pies era propia de las mujeres casadas, en el cuidado y trato con sus maridos. Al hacer este movimiento, María se coloca en riesgo. No tenemos otras informaciones sobre la relación de Jesús y María. El texto sugiere preguntas para nosotros sobre las relaciones de respeto entre los dos, de cuidado y amistad que hicieron posible este movimiento de tocar y ser tocado, de ungir y ser ungido y de perfumar toda la casa, es decir, de envolver toda la comunidad en aquella relación de amistad y cariño.

Dos grupos
                El texto presenta dos grupos: el primero, representado por la expresión “toda la casa llena con el olor del perfume”, la comunidad envuelta e involucrada por la experiencia de cuidado, reconociendo el bien querer como don de vida. Inmediatamente,  otro grupo toma la palabra: son las personas que no consiguen reconocer que la vida existe para ser gastada en la fraternidad; ven la acción de la mujer y la apertura de Jesús, como actitudes marginales. Parece que en la propia comunidad de los(as) seguidores(as) de Jesús, no hay consenso en el encuentro entre cuerpos ni entre sentimientos y cuidados, el bien querer expresado  en la vida cotidiana. Sin embargo, Jesús tiene la convicción y valora el cuidado con el cuerpo al defender la acción de la mujer y eternizar este momento. La gran novedad (la buena noticia) del texto es el cuidado con el cuerpo, con las relaciones, con la comunidad de amigos(as), elementos fundamentales para el seguimiento de Jesús.

Pistas hermenéuticas para vivir Betania
                Queremos proponer a lo largo de este año, en una red de alianzas, algunos movimientos personales-comunitarios en Betania, a partir de una lectura popular de las Comunidades Evangélicas, en sintonía con la Misión Continental y el Proyecto de Revitalización de la Pastoral de la Juventud, en la búsqueda del bien querer, en la construcción de relaciones más fraternas, en la valorización del cuerpo y de la comunidad vital. Estos movimientos son pistas para el grupo/persona joven colocarse en el camino de conversión a la realidad juvenil, a la opción por los empobrecidos y a la valorización de la comunidad local.

_Reconocer el lugar bíblico-teológico: Betania, en la comunidad de Marcos (el más antiguo de los Evangelio), a partir de los lugares, de las personas, de las palabras y de la estructura de los textos. Percibir: Jerusalén en oposición a Betania.
_Reflexionar sobre la vida en grupo, el seguimiento de Jesús en la comunidad y en la vida juvenil, buscando en Betania las referencias de amistad y de compañerismo.
_Reflexionar sobre Betania, como lugar de una Iglesia (Comunidad de Comunidades) que hace opción por los pobres.
_Reflexionar sobre los conflictos en el Seguimiento de Jesús, que surgen en Betania, por causa de las opciones asumidas por el grupo de Jesús. Abrir los sepulcros para generar vida.
_Proponer pistas hermenéuticas, para leer el lugar bíblico-teológico de Betania, como lugar de una liturgia al servicio de la vida.
_Proponer pistas hermenéuticas para leer el lugar bíblico-teológico de Betania, como lugar de vivencia del Ecumenismo y el diálogo inter-religioso.
_Proponer pistas hermenéuticas para leer el lugar bíblico-teológico de Betania, desde una hermenéutica feminista, de lucha y organización de las mujeres.
_Proponer pista hermenéuticas para leer el lugar bíblico-teológico de Betania, como lugar de vivir la belleza de la juventud, la diversidad y el respeto.
_Proponer pista hermenéuticas para leer el lugar bíblico-teológico de Betania, como lugar para asumir la lucha contra el extermino de la juventud negra.
_Reconocer a América Latina como tierra de resistencia y de utopía, rescatando los textos y las convergencias de lucha de la juventud para garantizar los derechos. Buscar en Betania referencias para la organización popular de la juventud en América Latina y las estrategias de la lucha popular. 
                Para esta tarea, de conversar sobre Betania desde nuestros cuerpos personales-comunitarios en la búsqueda del Bien Querer, invitamos amigos(as) para sentarse a la mesa y sentir el perfume que da fuerza en la misión y en el discipulado. Proponemos para ustedes, saborear cada texto, con los ojos atentos del discípulo y con el corazón palpitante del misionero para, como proponía el III Congreso Latinoamericano de Jóvenes, “Caminar con Jesús para dar vida a los Jóvenes”.

Autores:
João Paulo Pucinelli,
Joven Biblista de la coordinación del Centro de Estudios Bíblicos/CEBI Goiás y del Centro Oeste; Educador en Derechos Humanos y Colaborador del Centro de Formación, Asesoria e Investigación en Juventud.
Autor de 7 Vivenciales en la Mística de Belén y Nazaret y co-autor de la colección Caminos: Juventud y Economía Solidaria – Oficinas de formación.

Carmem Lúcia Teixeira
Investigadora en juventud del grupo Condición Juvenil en Goiás, asesora de la Sección Juventud – CELAM (2008-2012), autora de libros como La Juventud quiere Vivir entre otros.
Colaboradora del Centro de Formación, Asesoría e Investigación en Juventud.

Traducción:
Katiuska Serafín Nieves sjt
Colaboradora del CAJUEIRO - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude

Fórum Social Mundial na Tunísia começa hoje


Uma multidão caminho na Abertura do Fórum Social Mundial
Estamos acompanhando a realização do Fórum Social Mundial. Ele acontece na Tunísia. Veja a matéria da Adital que nos informa sobre a abertura.

Na Mística de Betânia: Caminhos que geram Bem Querer


Então Maria levou quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro.
Ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos.
 A casa inteira se encheu com o perfume.
(Jo 12,3)

A Igreja jovem do continente percorre um caminho de revitalização de sua ação pastoral a partir da experiência de Jesus nos lugares bíblicos-teológicos de Belém, Nazaré, Betânia, Samaria e Jerusalém. Em 2013 o lugar é Betânia, espaço de reconhecer com a juventude os sinais de bem querer acontecendo na comunidade local. Esta experiência na Casa dos Pobres, em hebraico “Betânia”, fala da opção pelos empobrecidos, da fidelidade á causa do reino, de cuidado com as relações: de amizade, de companheirismo, de discipulado... Corpos empobrecidos e negados, de jovens proibidos de ser e estar no mundo, são lugares teológicos de uma ação na direção da vida em abundância, tendo Betânia como referência, no Seguimento de Jesus. Uma vez que estamos diante de uma cultura que coisifica, subjuga e comercializa as pessoas e comunidades e onde se criminaliza a juventude como culpada de todas as mazelas da sociedade, o seguimento de Jesus nos aponta um voltar ao corpo pessoal-comunitário de pessoas e grupos, para reconhecer, nele, a dignidade da vida, a cultura juvenil e popular na construção do Bem Viver.

 A Casa Inteira se Encheu de Perfume
Nas Comunidades de João, antes dos relatos da Páscoa-Ressureição de Jesus, a comunidade conta que Jesus, estava com seu amigo Lázaro e suas irmãs Marta e Maria, tomando uma refeição, junto à mesa, em Betânia (Jo 12, 1 - 11). A comunidade evangélica tem a preocupação de marcar a relação de cada um/a no texto, isto é, os movimentos de opressão-libertação, que o enredo vai gerando. Um relato semelhante é descrito em Mateus 26, 6 – 7. Para esta comunidade, contudo, era importante apenas dizer da presença de Lázaro, e de uma mulher sem nome. O relato em João segue, dizendo da atitude de Maria, que começa a ungir os pés de Jesus e, depois, enxuga os pés com os próprios cabelos. Num referência poética, a comunidade evangélica escreve: “A casa inteira se encheu de perfume”. A comunidade conclui o texto apresentando um conflito que seguirá até o martírio de Jesus.
Ao propor o bem querer, o cuidado, a unção com perfume muito caro, que enche a casa, há  uma ruptura com a cultura patriarcal judaica, estabelecendo uma relação de cuidado e encontro de corpos. Maria, em sua atitude de cuidar de Jesus, rompe com a barreira cultural entre seu corpo de mulher-virgem (isto é, sem marido – o texto não faz referência a presença de outro homem, para além de Lázaro), e o corpo daquele homem. Esta tarefa de ungir os pés era própria das mulheres casadas, no cuidado e trato de seus maridos. Ao fazer este movimento, Maria se coloca em risco. Não temos outras informações sobre a relação de Jesus e Maria. O texto sugere para nós perguntas sobre as relações de respeito entre os dois, de cuidado e amizade que possibilitaram este movimento de tocar e se tocado, de ungir e ser ungido e de perfumar toda a casa, isto é, de envolver toda a comunidade naquela relação de amizade e carinho.

Dois grupos
O texto apresenta dois grupos: o primeiro, representado pela expressão “a casa cheia de perfume”, a comunidade envolvida, embarcada pela experiência de cuidado, reconhecendo o bem querer como dom da vida. Em seguida, outro grupo toma a palavra. São pessoas que não conseguem reconhecer que a vida existe para ser gasta, na fraternidade; enxergam a ação da mulher e a permissão de Jesus, como atitudes marginais. Parece que na própria comunidade de seguidores/as de Jesus, não é consenso o encontro entre corpos, entre sentimentos e cuidados, o bem querer expressado na vida cotidiana. Mas Jesus tem convicção e valoriza o cuidado com o corpo, ao defender a ação da mulher e eternizar este momento. A grande novidade (boa noticia), do texto é o cuidado com o corpo, com as relações, com a comunidade de amigos/as, elementos fundamentais para o seguimento de Jesus.

Pistas hermenêuticas para vivenciar Betânia
Queremos propor, ao longo do ano, em uma rede de parcerias, alguns movimentos pessoais-comunitários, em Betânia, a partir de uma leitura popular das Comunidades Evangélicas, em sintonia  com a Missão Continental e o Projeto de Revitalização da Pastoral da Juventude, na busca do bem querer, na construção de relações mais fraternas, na valorização do corpo e da comunidade vital. Estes movimentos são pistas para o grupo/pessoa jovem, se colocar no caminho de conversão à realidade juvenil, à opção pelos empobrecidos e à valorização da comunidade local.  

_ Reconhecer o lugar bíblico-teológico: Betânia, na Comunidade de Marcos (mais antigo dos Evangelhos), a partir dos lugares, das pessoas, das palavras, e da estrutura dos textos. Perceber: Jerusalém em oposição a Betânia.
_ Refletir sobre a vida em grupo, o seguimento a Jesus na comunidade e na vida juvenil, buscando em Betânia as referências da amizade e do companheirismo.
_ Refletir sobre Betânia, como lugar de uma Igreja (Comunidade de Comunidades) que faz opção pelos pobres.
_ Refletir sobre os conflitos no Seguimento a Jesus, que suscitam em Betânia, por causa das opções assumidas pelo grupo de Jesus. Abrir os túmulos, para gerar a vida.
_ Propor pistas hermenêuticas, para ler o lugar bíblico-teológico de Betânia, como lugar de uma liturgia a serviço da vida.
_ Propor pistas hermenêuticas para ler o lugar bíblico-teológico de Betânia, como lugar de vivenciar o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso.
_ Propor pistas hermenêuticas, para ler o lugar bíblico-teológico de Betânia, desde uma hermenêutica feminista e de luta e organização de mulheres.
_ Propor pistas hermenêuticas, para ler o lugar bíblico-teológico de Betânia, como lugar de vivenciar a beleza da juventude, a diversidade e o respeito.
_ Propor pistas hermenêuticas, para ler o lugar bíblico-teológico de Betânia, como lugar de assumir a luta contra o extermínio da juventude negra.
_ Reconhecer a América Latina, como terra da resistência e da utopia, resgatando os textos e as convergências, da luta da juventude pela garantia de direitos. Buscar em Betânia referências para a organização popular da juventude na América Latina e as estratégias da luta popular. 

Para esta tarefa de conversar sobre Betânia, desde nossos corpos pessoais –comunitários, na busca do Bem Querer, convidamos amigos/as para sentar à mesa e sentir o perfume que dá força na missão e no discipulado. Propomos que vocês saboreiem cada texto, com os olhos atentos do discípulo, e com o coração pulsante de missionário, para como propunha o III Congresso Latino Americano de Jovens: “Caminhar com Jesus para dar vida aos Jovens”.

João Paulo Pucinelli,
Jovem biblista, da coordenação do Centro de Estudos Bíblicos/CEBI Goiás e do Centro Oeste; Educador em Direitos Humanos e Colaborador do Centro de Formação,  Assessoria e Pesquisa em Juventude.
Autor de 7 Vivenciais na Mística de Belém e Nazaré e co-autor da Coleção Caminhos: Juventude e Economia Solidária – Oficinas de Formação.

Carmem Lúcia Teixeira,
Pesquisadora em juventude do grupo Condição Juvenil em Goiás, assessora da Seção Juventude – CELAM (2008-2012), autora de livros como A Juventude quer Viver entre outros.
Colaboradora do Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude.

segunda-feira, 25 de março de 2013

A Jovem pobre de Nazaré


Hoje a Igreja Católica celebra a anunciação do Senhor a Maria, uma jovem pobre, do interior. Ela de coração aberto acolheu em seu seio, o desejo de Deus de fazer-se humano. Este movimento de Maria, jovem pobre, moradora em uma cidade sem importância, não parou diante disto, não viu nisto barreira, como a maioria da juventude empobrecida deste continente. Acolhem e reconhecem que o Divino mora em cada pessoa, principalmente nele/a jovem, aberto ao mundo.
Hoje renovamos a esperança, porque o Deus do caminho, quer caminhar conosco, quer fazer morada entre nós, por isto, fazer esta memória, no compromete com o amor e com uma vida voltada para o compromisso com a justiça e a paz.

domingo, 24 de março de 2013

Anunciação do Senhor

Hoje a Igreja Católica celebra a anunciação do Senhor a Maria, uma jovem pobre, do interior. Ela de coração aberto acolheu em seu seio, o desejo de Deus de fazer-se humano. Este movimento de Maria, jovem pobre, moradora em uma cidade sem importância, não parou diante disto, não viu nisto barreira, como a maioria da juventude empobrecida deste continente. Acolhem e reconhecem que o Divino mora em cada pessoa, principalmente nele/a jovem, aberto ao mundo.
Hoje renovamos a esperança, porque o Deus do caminho, quer caminhar conosco, quer fazer morada entre nós, por isto, fazer esta memória, no compromete com o amor e com uma vida voltada para o compromisso com a justiça e a paz.

Um Cajueiro no Cerrado Goiano


São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração. Tom Jobim


Banhado pelas águas de março, reconhecemos, em terras goianas, um Cajueiro. Ele foi gestado por muitos anos, forjou muitos frutos, sementes com as quais saboreamos nossas vidas.  Reconhecemos que estes frutos e sementes não estão somente, aqui, em Goiás.  Há uma variedade de frutos desta árvore. Aqui conhecemos o cajuzinho, o caju amarelo, o caju vermelho. Nestas terras, contudo, se explora pouco a semente. Ela é usada para plantar e a chamamos de careta do caju. Ele nasce no cerrado e é parte da paisagem. 

Esse Cajueiro, encontrado nestas terras do Cerrado Goiano, nasceu do desejo de muita gente; nasceu com o apoio e o acompanhamento de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Não é qualquer Cajueiro.  Ele se propõe a ser abrigo, sempre; resistência, em tempo de seca; perfume, em tempo de florada; abundante, em tempos de frutos e sementes porque acredita que a floresta terá outros Cajueiros que se somam com este seu esforço de estar no mundo, fazendo diferença em favor da vida dos pequenos. 


Este Cajueiro está a beira de uma água que rega, todos os dias, a esperança e o sonho de construir “um outro mundo possível”. Por isto, em torno de sua sombra, junta pessoas, grupos, entidades que desejam se alimentar deste sonho de ver a justiça e a paz Reinar entre nós. Nesta sombra, alimentada na vida comunitária, no desejo de celebrar a vida abundante para todos/as, se cultivarão os valores de respeito, de cuidado, de liberdade, de acolhida, de bem querer. Exercitar-se-á o conflito das ideias na buscar de romper com o homogêneo  e com o massificado. Queremos diversidade e respeito às diferenças. Queremos provocar que cada pessoa diga “sua palavra original” sobre o mundo e sobre elas mesmas.

Na sombra agradável e fresca deste Cajueiro, amadurecerão projetos de mística e espiritualidade, de cidadania e economia solidária, de pesquisa e publicações, de intercâmbio e esforços na construção do bem viver, jovens e adultos, protagonistas e autônomos; ali  cuidar-se-á da saúde e das relações pessoais,  alimentar-se-ão sonhos em celebrações e partilhas de vida.

Na brisa deste Cajueiro serão planejados caminhos das políticas públicas e se construirão caminhos coletivos para que a vida seja respeitada e cuidada. Por isto, neste espaço, grupos se encontrarão e colocarão em práticas estes sonhos coletivos. Elaborarão projetos de vida pessoais, comunitários e de planeta. Este Cajueiro quer acolher aves de toda natureza, e confiará que estes pássaros serão condutores destas sementes espalhadas por todo o mundo. 

Será uma árvore que produzirá frutos, sementes, sombras, brisa para acolher, com carinho, a juventude empobrecida. E assim, com ela, espalhar o prazer de viver uma vida segura, com direitos garantidos, com arte e lazer, com cultura e beleza a fim de espalhar o bem e a bondade, crendo que “gentileza gera gentileza”. 

Para que tudo isto acontecesse, no dia 9 de março de 2013, aprovamos o Marco Legal, o Estatuto, e elegemos um grupo coordenador que terá a tarefa de acolher e organizar as ideias e decisões. Até definimos o lugar onde vamos cultivar este Cajueiro.

Espalhamos esta boa noticia porque esperamos que as águas de março, abundantes; a resistência firmada em raízes firmes; um verde abundante; flores perfumadas e esperanças de frutos e sementes, possam nos alimentar neste caminho que retomamos de outro lugar. Agora, é na sombra do Cajueiro que sonhamos gerar o Bem Viver e o Bem Querer.


Goiânia, 25 de março de 2013.
Carmem Lucia Teixeira, da coordenação do CAJUEIRO – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, pesquisadora em Juventude, co-autora do livro Juventude e Autonomia.

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